Acusados de participar de morte de homem em padaria vão a júri popular

Maria Celeste de Medeiros, irmã da vítima e que planejou o crime, já foi condenada em outubro de 2018.

Fórum Criminal de João Pessoa (Foto: Divulgação)

Acusados de participar de morte de homem em padaria vão a júri popularAcontece nesta quinta-feira (19), no 2º Tribunal do Júri, em joão Pessoa, o júri popular de três acusados de participar diretamente da morte de Marcos Antônio do Nascimento, em uma padaria no bairro Jardim Luna, em junho de 2016. Serão julgado Robson de Lima Ramos, Nielson da Silva e Ricardo de Souza Ferreira. Maria Celeste, irmã da vítima, acusada de planejar e ordenar o crime, foi condenada em outubro de 2018.

O caso aconteceu em junho 2016, quando, segundo as denúncias, ela teria planejado a morte do irmão e a simulação de um assalto a uma padaria que pertencia à família. Conforme apuração da Polícia Civil à época, a irmã da vítima contratou pessoas para matar o irmão após ele descobrir que ela estava roubando o patrimônio da família, fruto de herança.

Severino Fernandes Ferreira também teve participação direta na execução do crime. Ele também iria ser julgado nesta quinta, mas se encontra-se foragido da Justiça.

Na época do crime, Marcos Antônio Filho tinha 28 anos e foi baleado na cabeça durante o assalto forjado à padaria que era gerenciada pela família dele. Nielson e Ricardo entraram armados na padaria, renderam os funcionários e clientes, roubaram o dinheiro do caixa e a motocicleta da vítima.

Acusada de ter planejado a morte do próprio irmão, Maria Celeste de Medeiros foi condenada da 29 anos de prisão no dia 12 de outubro de 2018. Ela foi condenada pelos crimes de homicídio, roubo e falsificação de documentos, em um julgamento que durou mais de 20 horas.

Além de Celeste, foram julgados Jairo César Pereira, taxista acusado de dar cobertura aos executores, e Werlida Raynara, namorada de Maria Celeste, que sabia da intenção da companheira de matar o irmão. Eles foram condenados a 17 anos e 8 meses pelos crimes de homicídio e roubo. O sobrinho da mandante do crime, Walber do Nascimento Castro, que teria intermediado o contato com os executores Robson de Lima Ramos, Nielson da Silva e Ricardo de Souza Ferreira, foi absolvido.

No total, oito pessoas foram denunciadas pelo crime homicídio qualificado. no entanto, só quatro sentaram no banco dos réus no julgamento.

Assalto simulado e morte do irmão

No dia 4 de junho de 2016, por volta das 10h15, na Padaria Luna, situada no Bairro do Jardim Luna, em João Pessoa, os denunciados simularam um assalto com o objetivo de assassinar Marcos Antônio, sendo os acusados de serem os executores Nielson da Silva e Ricardo de Souza Ferreira, coordenados pelo coautor Severino Fernandes Ferreira.

Os dois homens armados entraram na padaria, renderam os funcionários e clientes, roubaram o dinheiro do caixa e a motocicleta da vítima que foi baleada e fugiram. Marcos Antônio chegou a ser atendido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.