População LGBTQIA+ pode fazer exames gratuitos, em João Pessoa

O serviço é oferecido gratuitamente através do curso de enfermagem. 

Exame médico em João Pessoa (Ivomar Gomes/Secom-JP)

Uma parceria entre a Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa e uma faculdade particular oferta exames citopatológicos gratuitos para pessoas LGBTQIA+, em especial homens trans e mulheres lésbicas. O serviço é oferecido gratuitamente através do curso de enfermagem. 

Os exames vão ser realizados sempre às quartas-feiras, nos turnos da manhã, das 7h50 às 11h10, e no período da noite, das 18h às 21h30. Quem faz parte do público alvo da iniciativa deve se dirigir ao Complexo Laboratorial e Clínica Escola Florence Nightingale, que fica no Unipê.

Para agendar o exame, o usuário precisa comparecer à sede da Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial, localizada no Parque Solon de Lucena, nº 216, no centro de João Pessoa. Para mais informações, o telefone 3222-8853 está disponível. 

Geraldo de Souza Leite Filho, que está à frente da Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial da capital, afirmou que esse tipo de serviço é uma das formas de combate à transfobia e à lesbofobia. De acordo com ele, não são raros episódios em que a comunidade LGBTQ+ enfrentam discriminação nos atendimentos médicos, e esse tipo de acesso pode facilitar os cuidados com a saúde.