Mais de 127 mil doses de vacinas contra Covid-19 são distribuídas para cidades da Paraíba

Imunizantes serão utilizados para aplicação da segunda dose.

Paraíba recebe novo lote com mais de 46 mil doses de vacinas da Pfizer nesta quinta (24) / Foto: SES-PB

São distribuídas nesta quarta-feira (1º) 127.100 doses de vacinas contra a Covid-19 para serem utilizadas exclusivamente como segunda dose (D2) dos 223 municípios da Paraíba. Desse total, 104.020 são da Fiocruz/AstraZeneca; 12.550, da Butantan/Sinovac e 10.530 são da Pfizer/Corminaty. Até o momento, o estado já distribuiu 3.899.890 doses e contabiliza 3.411.890 doses aplicadas.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, essa 44ª Pauta de Distribuição contempla indivíduos que receberam a primeira dose no início de junho ou no início de agosto, dependendo do intervalo preconizado para cada imunizante. Ele destaca que as segundas doses estão chegando no tempo previsto e que não houve atrasos de qualquer natureza no que diz respeito à completude do esquema vacinal no estado.

“A população quilombola, pessoas com deficiência permanente e comorbidades; trabalhadores de transporte aéreo e de educação do ensino básico que receberam a primeira dose no início do mês de junho e foram vacinados com imunizantes da Pfizer ou AstraZeneca terão a oferta da segunda dose nos primeiros dias de setembro. O mesmo acontece com a população acima de 18 anos vacinada com Butantan/Sinovac em 04 de agosto”, explica.

O secretário afirma ainda que, com os casos comprovados da variante Delta na Paraíba, a vacinação com todas as doses torna-se ainda mais importante. Geraldo Medeiros ressalta ainda que, mesmo depois de ter o esquema vacinal completo, manter as medidas de prevenção individual como o uso da máscara, a lavagem das mãos ou uso do álcool em gel e o distanciamento, são fatores determinantes para manter a população segura contra a covid-19 e todas as suas variantes.