Obra para fechar cratera que se abriu na Avenida Pedro II deve ser concluída essa semana

Intervenções acontecem em uma das faixas da via, no sentido Centro/Bancários. Asfalto cedeu no dia 3 de setembro e deixou duas pessoas feridas.

Cratera se abriu na Avenida Pedro II. Foto: Secom-JP/Divulgação

As obras para reparar o trecho do asfalto que cedeu na Avenida Pedro II, em João Pessoa, no dia 3 de setembro, devem ser concluídas até esta quarta-feira (15), quando a via também deve ser liberada, de acordo com Rodrigo Pacheco, diretor de manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). As obras foram iniciadas um dia após o acidente e a previsão era ser concluída nesta segunda-feira (13), mas ainda deve se estender.

As intervenções acontecem em uma das faixas da via, no sentido Centro/Bancários. Enquanto isso, a via está bloqueada.

Ainda conforme a Seinfra, nesta segunda-feira está sendo iniciado o preenchimento da cratera. Já foi implantada a tubulação e a concretagem de dois lances, faltando a concretagem de mais um lance, o aterro e a pavimentação.

Os trabalhos acontecem no local das 7h às 22h, e toda a via está bloqueada. No sentido bairro-Centro a faixa de ônibus está liberada para uso geral até a finalização da obra. A previsão é que a via seja liberada na quarta-feira (15).

cratera de cerca de 8 metros de profundidade se abriu na Avenida Pedro II, no sentido que vai do Centro aos bairros da Zona Sul, na tarde desta sexta-feira (3). Um carro caiu no buraco e duas vítimas, uma adolescente e um adulto, foram resgatadas com a ajuda da população que estava no local.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, as equipes irão trabalhar diuturnamente para concluir o serviço de maneira segura e com agilidade. Ele explicou que inicialmente será realizado um serviço para recompor a drenagem a partir da construção de dois poços de visita interligados com tubos de PEAD de 1,2m. Ele explicou que, no local, a rede é composta por apenas um tubo.

O diretor de manutenção da Seinfra, Rodrigo Pacheco, disse que um outro buraco foi identificado pelas equipes num trecho próximo onde aconteceu o incidente da Pedro II, só que dentro da reserva florestal da Mata do Buraquinho. Rodrigo Pacheco explicou que nesse trecho também foram constatados problemas na tubulação de esgoto, e, por isso, a Cagepa já foi acionada para realizar os reparos. “Vimos que no local o material da tubulação de esgoto está adentrando na galeria pluvial, e para isso a Cagepa já foi acionada. Ainda é cedo para afirmarmos, mas esse buraco pode ter relação com a cratera que se abriu na Avenida Pedro II”, observou.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão realizando a retirada de arbustos e árvores próximos ao local onde foi identificado esse outro buraco para facilitar a execução dos trabalhos pela Seinfra.

O diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares, disse que após a retirada da vegetação um caminhão compactador da Emlur irá recolher as podas para que o serviço possa ser iniciado. “Estamos dando esse suporte para que as equipes da Seinfra possam executar de forma segura e mais ágil a recuperação desse trecho que também foi afetado”, disse.

O trânsito continua interditado no trecho e uma análise técnica está sendo realizada para uma possível liberação do tráfego em parte das faixas. Enquanto a interdição perdurar, as alternativas de rota serão a Avenida Beira Rio em direção à BR-230 pelas alças ou pelo Altiplano, acessando pela Avenida João Cirilo os bairros da Zona Sul.

Devido à interdição do trecho na Av. Dom Pedro II, as linhas de ônibus 301, 302, 303, 304 e 2300 estão sendo desviadas pela Avenida Beira Rio. Para os embarques que normalmente são feitos em frente ao Ibama, no sentido Centro/bairro, os passageiros precisarão se dirigir aos abrigos na frente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).