João Pessoa vai iniciar vacinação contra Covid-19 para adolescentes sem comorbidades

Ministério da Saúde recomenda que este público não seja imunizado.

Vacinação em João Pessoa – Foto: Phelipe Caldas

João Pessoa deve iniciar no sábado (18) a vacinação contra Covid-19 para adolescentes sem comorbidades. A decisão foi informada nesta sexta-feira (17) pelo secretário municipal de saúde da capital paraibana, Fábio Rocha.  O imunizante utilizado será o da Pfizer, autorizado pela Anvisa.

Por meio de uma nota informativa, emitida na última quarta-feira (15), o Ministério da Saúde passou a não recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do órgão é que não seja feita a vacinação deste grupo.

O ministro Marcelo Queiroga, inclusive, culpou estados e municípios que teriam antecipado essa etapa da campanha de imunização, que estava prevista para começar no último dia 15 de setembro.

De acordo com o secretário, voltar atrás na vacinação deste grupo vai de encontro aos estudos mundiais sobre o tema e ainda contra recomendações da Anvisa, que autorizou esta imunização.

“Todas as capitais estão unidas pra fazer essa vacinação porque julgamos extremamente importante”, reforçou ao dizer que a decisão está tomada.

Por mim, para justificar a medida, ele informou que João Pessoa “está em dia” com as demais orientações de vacinação por idade, assim como as doses de reforço.