Inclusão no mercado de trabalho: Funad oferece cursos profissionalizantes de panificação, em João Pessoa

Cerca de 27% da população paraibana possui algum tipo de deficiência, dado que representa mais de 1 milhão de pessoas.

Para lidar com os desafios da empregabilidade, em setembro a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência iniciou o curso de padaria profissionalizante. O projeto é uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Cerca de 27% da população paraibana possui algum tipo de deficiência, dado que representa mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com os números do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Possibilidades de inclusão é o tema do programa Paraíba Comunidade, das TVs Cabo Branco e Paraíba, desde domingo (26).

O objetivo da iniciativa da Funad é incluir pessoas com deficiência no empreendedorismo, proporcionando o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional do padeiro e confeiteiro,.

As aulas são oferecidas em uma unidade itinerante do Senai, que fica estacionada na sede da Funad, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. Uma das pessoas que buscaram a iniciativa foi Nilson France, com deficiência motora há 5 anos, por ter precisado ter a perna amputada, o estudante afirma que o mercado de trabalho impõe muitos desafios a pessoas como ele. Ele acredita que as aulas são uma oportunidade de independência. 

Os 32 usuários estão divididos em duas turmas. Segundo o professor Alan Queiroz, um dos focos do curso é atender as normas e a legislação de segurança e boas práticas de manipulação de alimentos. 

Ao todo, são 160 horas de aula, entre panificação e confeitaria, e depois mais 20 horas de capacitação em empreendedorismo. As aulas acontecem de segunda à sexta, com turmas de manhã e tarde. Cada turma tem 16 alunos, beneficiando os usuários e usuárias da Fundação que queiram construir carreira no mercado de panificação e confeitaria.

A presidente da Funad, Simone Jordão, afirma que a Fundação possui, ainda, cursos permanentes para aprimoramento dos alunos. Para mais informações é possível entrar em contato através do (83) 3244-2451.