Marinha emite alerta de mar grosso, vento forte e ressaca para o Litoral da Paraíba

Alertas têm validades variadas. Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar.

Ressaca do mar em João Pessoa

Pelo menos quatro avisos de mar grosso, vento forte e ressaca foram emitidos pela Marinha Brasileira para o Litoral da Paraíba. Os alertas têm validades variadas.

O primeiro aviso de mar grosso foi emitido na sexta-feira e vale até esta segunda-feira (27). As ondas da área que se estende entre Salvador e Natal podem chegar a 3,5 metros de altura.

Os alertas de vento forte se estendem até esta terça (28) e quarta-feira (29), atingindo a costa da Paraíba com fortes ventos e rajadas.

O aviso de ressaca segue também até a quarta-feira, com ondas do mar que podem chegar a 2,5 metros.

Durante o período, a Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar e que praticantes de esportes náuticos evitem a prática de esportes no mar.

Também é recomendado que as embarcações de médio e grande porte redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Capitania dos Portos da Paraíba, através dos números: 0800-281-30-71 (Disque Segurança da Navegação), 185 (Salvamar Nordeste) ou (83) 3241-2805 (plantão da Capitania dos Portos).