Paraíba vai testar estudantes e professores de todos os níveis de ensino para mapear incidência da Covid-19

Os testes serão realizados por amostragem em 1.120 instituições, entre os níveis infantil e médio, em 189 municípios selecionados por sorteio.

Foto: Vinicius Magalhães/Arquivo Pessoal

A partir de outubro, os estudantes e trabalhadores de escolas particulares e públicas, de todos os níveis de ensino da Paraíba, vão passar por testes frequentes de Covid-19. A proposta do Governo do Estado é mapear a incidência do coronavírus nas escolas. Testagem vai começar em 18 de outubro

A iniciativa faz parte do Programa Continuar Cuidando – Educação, desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia. A ideia é produzir estimativas para auxiliar na elaboração do cronograma de atividades escolares presenciais previstas no Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia.

Os testes serão realizados por amostragem em 1.120 instituições, entre os níveis infantil e médio, em 189 municípios selecionados por sorteio. O quantitativo de instituições de ensino superior ainda não foi definido. Em cada unidade, 20 alunos e 10 professores serão escolhidos por amostragem para participar do inquérito. Serão 41.919 indivíduos testados entre os meses de outubro e dezembro de 2021.

Entre os testes disponíveis, o escolhido para integrar o projeto foi o de antígeno, que é rápido, indolor e pode detectar a proteína viral do SARS-CoV-2. O resultado sai em poucos minutos. 

As primeiras unidades a serem visitadas serão as escolas de ensino infantil. A testagem desse público está prevista para ser realizada entre os dias 18 e 22 de outubro. Na sequência, serão atendidas as escolas de ensino fundamental. As séries iniciais participarão entre os dias 1º e 5 de novembro, e as finais de 15 a 19 do mesmo mês. As instituições de ensino médio serão contempladas no período compreendido entre 28 de novembro e 2 de dezembro e, por fim, estudantes e professores de nível superior serão testados entre os dias 12 e 16 de dezembro.