Paraíba disponibiliza exames de prevenção do câncer de mama para mulheres do Sertão

Mamografia é referência na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A Paraíba vai oferecer cerca de 400 mamografias para mulheres que moram em um dos 24 municípios do Sertão do estado. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e os exames serão feitos através da Central de Regulação, na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana.
Os procedimentos fazem parte da campanha Outubro Rosa, do Governo da Paraíba. Além dos exames, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) de Patos, vai garantir a avaliação dos resultados, por meio de consultas com um médico mastologista.
“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar.
As consultas com o mastologista também acontecerão via Central de Regulação. A Clínica UDI está localizada na Rua Bossuet Wanderley, número 411, no Centro de Patos.
A SES já havia divulgado que, durante todo o mês de outubro, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, vai oferecer às mulheres, a partir dos 40 anos, a realização de 100 mamografias de rastreamento. Os exames serão feitos por por demanda espontânea, diariamente, das 7h às 19h. As mulheres indígenas também serão atendidas para a realização do mesmo exame, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O Centro ainda disponibilizará consultas com mastologista, pela manhã e à tarde, e também serão feitas biópsias dos nódulos mamários suspeitos para câncer, diagnosticados em mamografia e ultrassonografia.
O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, número 590, no Centro da capital.