Morador flagra ninho de gavião em caixa de ar-condicionado de prédio, em João Pessoa

Ao todo, três filhotes nasceram no local, monitorado diariamente por câmeras. Saiba o que fazer nessa situação.

Um morador de João Pessoa encontrou um ninho de gavião no compartimento de um ar-condicionado, num prédio localizado no Bairro dos Estados. Ao todo, três filhotes nasceram no local, monitorado diariamente por uma câmera.

Segundo o técnico em informática Nathanael Nunes, que mora no local e está monitorando o ninho, os ovos eram cuidados diariamente por uma fêmea de gavião. Mãe e filhotes estão em uma caixa de papelão que fica no compartimento do ar-condicionado do quarto da filha dele.

“Vi o ninho no inicio de setembro, mas acho que ele deve estar lá há um tempinho. Mantivemos a janela do quarto sempre fechada, para evitar que ela (a fêmea de gavião) entrasse. Minha filha descobriu que tem que diminuir o barulho no quarto para não espantar o gavião. De manha ela já acorda com os grunhidos, e são bem estridentes”, comenta.

Nathanael pesquisou as espécies de gavião e, após comparar com imagens de internet, acredita que seja um gavião carijó, comum em João Pessoa. A plumagem e o tamanho da ave são semelhantes ao de um gavião dessa espécie. O Batalhão de Policiamento Ambiental confirmou a tese.

“Ela sai, geralmente pela manhã, mas noto que fica pela redondeza. Quando eu a vi saindo da caixa e voando deu para perceber”, diz.

O morador também conta que não pediu ajuda de ninguém, pois a ave não representa perigo. Ele também reitera que não coloca alimento para o gavião, e que, até o momento, segue convivendo bem com o animal.

Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental, a legislação entende que os ninhos são invioláveis e, por isso, ao se deparar com algum ninho, deve-se aguardar o momento em que os filhotes terão o desenvolvimento necessário para deixar o local.

Ainda de acordo com o BPAmb, os ninhos podem ser deslocados apenas quando há perigo iminente ao animal, e os profissionais do batalhão devem ser acionados para dar prosseguimento ao resgate dos animais.