João Pessoa fica em 1º lugar em ranking sobre transparência de dados da Covid-19

A nota obtida pela cidade foi 97, o que a deixou à frente dos demais municípios brasileiros.

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

A capital paraibana João Pessoa ficou em 1º lugar em uma avaliação que elenca as cidades mais transparentes do Brasil em relação aos dados da Covid-19. A nota obtida pela cidade foi 97, o que a deixou à frente dos demais municípios brasileiros.

>>> Confira o resultado 

A avaliação da ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) já havia classificado a cidade em 1º lugar, em julho deste ano. No entanto, João Pessoa não tinha conquistado o topo da lista em algumas metodologias, e se destacou por incluir dados de convocação dos grupos prioritários da vacinação e de distribuição de doses por ponto de vacinação.

O novo índice de transparência avaliou semanalmente os estados e o Governo Federal, monitorando o dobro de indicadores, como iniciativas amplas de transparência ativa e a disponibilização em painéis, boletins e portais de transparência.

Entre as questões analisadas, estão:notificações de casos, perfil dos vacinados (cor ou raça, idade, sexo); informações sobre grupos prioritários; cálculo da taxa de ocupação de leitos; cobertura vacinal (doses recebidas e distribuídas); testes disponíveis.