Notícias
10 de outubro de 2021
11:53

Coleção de brincos homenageia hotéis Globo, Parahyba Palace e Tambaú

Ideia é conectar quem usa os acessórios com parte da história de João Pessoa.

Matéria por Iara Alves

Inspirada em três dos principais hotéis de João Pessoa, a nova coleção de acessórios de uma marca paraibana se inspira nos hotéis Globo, Parahyba Palace e Tambaú.

A ideia da coleção “Parahyba Retrô”, materializada em três brincos, é propor a conexão entre quem usa os acessórios com a história dos três estabelecimentos e também da cidade.

O projeto foi desenvolvido em colaboração de estilo com Rogéria Rolim e de conteúdo como os perfis Parahyba Threads nas redes sociais.

Conheça cada brinco e a relação dele com o hotel inspiração

Brinco ‘Hotel Globo’ – Faz uma referência à porta de entrada do hotel. Inaugurado no ano de 1915, o prédio inicialmente ficava localizado na rua Visconde de Inhaúma. Mas, como a estrutura precisou ser demolida na década de 1920 para que a via fosse alargada, a estrutura foi transferida para a Praça de São Frei Pedro Gonçalves, e reinaugurada em 1929.

O brinco “Hotel Globo” tem duas variações: dourada com marfim, que concebe uma referência à cor do prédio sob o sol, e ainda nas cores preto e marfim.

 Brinco inspirado no Hotel Globo / Foto: Soé 

Brinco ‘Parahyba Palace’ – Foi inspirado na torre do hotel que tem o mesmo nome. A peça tem linhas retas e design minimalista, assim como se conserva a estrutura que a inspirou. O acessório é leve, tem tamanho médio e está disponível nas cores amarelo suave, preto ou marfim.

Brinco ‘Hotel Tambaú’ – Foi inspirado na arquitetura do hotel, inaugurado em 1972, que se tornou um dos cartões postais de João Pessoa. Assim como a parte da hospedagem, que adentra as areias da praia de Tambaú, a peça também tem formato circular.

 Brinco inspirado nas formas do Hotel Tambaú / Foto: Ana Maia 

Conexão com a Paraíba

Formada por duas mulheres, Maria Livia e Ellyka Gomes, a empresa foi criada em 2019 e faz um trabalho totalmente artesanal, do início ao fim do processo de produção.

“A Soé é uma marca conecta nossas clientes à Paraíba, a histórias, as pessoas daqui”, diz Maria Livia, uma das fundadoras da marca e que é pernambucana. Já Ellyka Gomes é de Cajazeiras, no Sertão paraibano. Elas se conheceram na Paraíba e se tornaram amigas na faculdade.

Juntas, celebram e reforçam a força das raízes das mulheres nordestinas em cada ideia, projeto e peça. Em uma coleção passada, por exemplo, a inspiração foi o São João de Campina Grande.

Atualmente, todos os acessórios são vendidos pela internet, ou por meio de aplicativo de mensagens.

 Livia e Ellyka, proprietárias da Soé / Foto: Ana Maia