Receita Federal reúne acesso a CPF, declaração de IR e acompanhamento de processos em um único aplicativo

Apesar de unir várias ferramentas, a Receita alerta que lançamento é uma etapa de teste.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil 

A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (11) um no aplicativo que reúne funções que estão distribuídas em diferentes plataformas digitais. Entre os serviços disponíveis no aplicativo estão o acesso ao CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, além da realização de agendamento de atendimento e visualização das unidades da Receita.

De acordo com o órgão,  o programa está disponível para celulares e tablets, através de lojas online como App Store ou Google Play.Apesar de reunir diferentes funções, a Receita Federal recomendou que, por ser uma primeira versão, os usuários mantenhamos aplicativos IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

O órgão divulgou que a expectativa é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais programas já estejam unificadas no aplicativo Receita Federal.

A Receita informou ainda que para ter acesso às funcionalidades do novo aplicativo é preciso realizar a autenticação por meio da conta gov.br, que disponibiliza acesso de forma mais segura e personalizada.