CRM-PB interdita Policlínica da Pessoa Idosa de João Pessoa, por falta de materiais básicos de atendimento

Com a interdição, os médicos da policlínica estão impedidos de prestar seus serviços a partir da 0h desta sexta-feira (22).

A Policlínica Municipal da Pessoa Idosa de João Pessoa, localizada no bairro de Tambiá, foi interditada eticamente, nesta quinta-feira (21). De acordo com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), a unidade apresenta condições insalubres de atendimento, com mofo e infiltrações, além da falta de itens básicos no consultório médico, como luvas, sabonete e termômetro.

O CRM-PB informou que havia feito uma vistoria no início do mês e que deu um prazo para que as irregularidades fossem corrigidas, mas, ao fazer outra vistoria nesta quinta-feira (21), foi observado que os problemas continuaram. Com a interdição, os médicos da policlínica estão impedidos de prestar seus serviços a partir da 0h desta sexta-feira (22).

Em nota, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que, em resposta a decisão do Conselho Regional de Medicina, está adotando todas as providências cabíveis para que o trabalho médico na policlínica possa retornar, no menor tempo possível.

O relatório de fiscalização informa que a policlínica precisa de manutenção predial com urgências em vários setores, pois estão em condições insalubres de atendimento, com grande quantidade de mofo, infiltrações, lavabos quebrados e sem condições de uso, janelas danificadas, oferecendo riscos à saúde dos profissionais e usuários.

O CRM, também, observou que falta itens básicos nos consultórios médicos, como pia, toalha de papel, sabonete líquido, luva descartável, lençóis para as macas, estetoscópio, termômetro, otoscópio, negatoscópio, dentre outros. Para além dos matérias que faltam, a unidade, também, não possui diretor técnico nomeado.

“Infelizmente, tivemos que promover a interdição ética dos médicos da Policlínica do Idoso. Observamos que o local não possui condições mínimas de atendimento, apresentando riscos tanto para os pacientes, quanto para os profissionais. Já entramos em contato com os gestores municipais e, assim que as irregularidades forem sanadas, desinterditamos a policlínica”, afirmou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

A policlínica oferece atendimento ambulatorial nas especialidades médicas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, psiquiatria, reumatologia, neurologia, além de contar com equipe multiprofissional em outras áreas, como fisioterapia e psicologia.