IBGE realiza teste para o Censo Demográfico 2022 na Paraíba

O município escolhido foi Capim, situado a cerca de 55 km de João Pessoa.

Foto: Divulgação

A coleta domiciliar do teste nacional do Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta quinta-feira (4). Com o objetivo de verificar equipamentos, sistemas, abordagens e protocolos de saúde, a operação está ocorrendo em todo o país. Na Paraíba, o município escolhido foi Capim, situado a cerca de 55 km de João Pessoa.

A população residente estimada da cidade, de 6,7 mil habitantes em 2021, e a área territorial de 79,8 km², foram fatores contribuíram para que o município fosse escolhido como local para a pesquisa. Outro ponto levado em consideração foi a proximidade com a capital, bem como o índice vacinal do município. Conforme a Prefeitura de Capim, até o dia 3 de novembro, mais de 98% da população já havia recebido pelo menos a 1ª dose das vacinas contra a Covid-19.

O teste inclui todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, que ocorreu em outubro, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios.

Também será testado o modelo misto de entrevistas, em que os moradores podem optar por responder ao recenseador presencialmente, via internet ou por telefone. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos agentes são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.

Como verificar a identidade dos entrevistadores do IBGE

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações.

Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8h às 20h, todos os dias. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.