Repelente caseiro feito com plantas pode ajudar no combate ao Aedes aegypti

Repelente é um produto ecologicamente correto e é uma alternativa para as pessoas quem têm um baixo poder aquisitivo.

Nos últimos meses os casos de dengue e chikungunya vêm aumentando na Paraíba. Em um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no dia 4 de outubro, foi identificado que, só em setembro deste ano, o estado teve um aumento de quase 1.600 casos prováveis de chikungunya comparado ao boletim anterior. Foram registrados, também, na Paraíba 11.709 casos prováveis de dengue, 7.937 de chikungunya e 1.236 de zika. 

Também foi possível observar o mesmo crescimento para a dengue, com 1.502 novos casos prováveis. Pensando nisso, algumas pessoas estão utilizando as plantas como repelente natural para insetos e mosquitos, como o Aedes aegypti. 

De acordo com Luís Cláudio, dono de um viveiro de mudas, as plantas são repelentes naturais que podem ajudar a prevenir a dengue e a chikungunya. Ele explica que toda planta que exala cheiro é um repelente natural contra insetos e mosquitos. Segundo Luís, é preciso apenas posicionar a planta no canto certo, dentro de casa, para que o cheiro dela possa ser bem aproveitado. 

Você precisa saber onde sai a corrente de ar da sua casa para que você possa usar as plantas de forma correta”, explica Luís. 

Algumas plantas populares podem ser utilizadas, também, como uma ferramenta de combate aos insetos e mosquitos, como por exemplo: a cidreira. Ela é uma planta de cultivo simples e muito utilizada para extração de chá, mas o que muitos não sabem é que ela pode ser utilizada como um repelente natural.

Repelente caseiro feito com plantas pode ajudar no combate ao Aedes aegypti
Reprodução: TV Paraíba

Outra planta muito recomendada pelos especialistas é a citronela, por causa da sua grande capacidade de repelir o mosquito da dengue, a citronela chega a 60 cm e é indicada para ficar em ambientes externos, sempre a favor do vento para que o cheiro possa se espalhar pela casa. 

Já para quem mora em apartamento, uma boa opção pode ser o hortelã, ou o manjericão. Colocar uma muda nas janelas no imóvel, pode ajudar a diminuir a quantidade de insetos e mosquitos no local. 

Sabendo da importância das plantas na prevenção dos parasitas, o laboratório de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) desenvolveu um repelente natural com dois materiais bem simples de encontrar, que são a citronela e o cravo da índia. 

A professora de química da instituição, Kátia Davi, explica que os materiais foram escolhidos pela simplicidade do produto e a eficácia. A professora contou que o produto por ser feito em casa e pode ser um alternativa para as pessoas que possuem um baixo poder aquisitivo:

[O repelente natural] ecologicamente é um produto correto, pois os materiais foram extraídos os óleos essenciais, além de ser uma alternativa para as pessoas quem têm um baixo poder aquisitivo”.

Ingredientes:

  • 200 gramas citronela cortada em pedaços
  • 10 gramas do cravo da índia 
  • 1 litro de álcool vol.70
  • 150 glicerina, ou óleo corporal

Modo de preparar

  1. Misture as 200 gramas da citronela com as 10 gramas do cravo da índia e mexa tudo dentro do álcool, em um recipiente.
  2.  Coloco a mistura dentro de uma garrafa e guarde em um ambiente escuro
  3.  É preciso que a mistura fique dentro da garrafa por 15 dias, mas a cada 2 dias é  necessário mexer a mistura
  4. 15 dias depois, mistura a glicerina ou óleo corporal dentro da garrafa e mexa
  5. Depois da mistura, é só colocar o resultado em uma garrafa com borrifador 
Repelente caseiro feito com plantas pode ajudar no combate ao Aedes aegypti
Reprodução: TV Paraíba

O repelente pode ser usado no corpo ou nos ambientes como casa, apartamento ou escritório. No corpo é importante colocar nos membros superiores. Já nos ambientes, o repelente pode ser utilizado nos cantos onde tem uma maior circulação de ar. 

*Com colaboração de Laísa Grisi