Imagem de Nossa Senhora da Penha faz peregrinação por João Pessoa neste sábado (27)

Peregrinação faz parte da programação da Festa da Penha; este ano, não haverá Romaria.

Foto: Francisco França

Neste sábado (27), a imagem de Nossa Senhora da Penha será levada pelas ruas de João Pessoa. A peregrinação da imagem da santa faz parte da programação da 258° Festa da Penha.

A festa de celebração católica começou no último dia 20 e continua até domingo (28). Na programação, além da peregrinação, acontecem missas no santuário da Penha.

Em 2021, a tradicional Romaria da Penha não vai acontecer devido à pandemia de Covid-19.

Neste sábado (27), após a peregrinação, o Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, irá celebrar a Missa campal onde costumava acontecer o encerramento da Romaria. O local será cercado, com entradas controladas para garantir o acesso das pessoas com o uso correto da máscara, verificação da temperatura e higienização das mãos.

Segundo a Arquidiocese, serão colocadas 2 mil cadeiras na área, que deverão ser preenchidas por ordem de chegada. A Arquidiocese também informou que a missa será transmitida no canal no Youtube do santuário.

No domingo (28), a festa é encerrada com missas no santuário às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. As missas no santuário acontecem com controle de público, distanciamento social e uso obrigatório de máscara.

A peregrinação

O cortejo em comboio com a imagem de Nossa Senhora da Penha passará por ruas de bairros como Bairro dos Estados, Bancários, Cabo Branco, Castelo Branco, Centro, Cidade Verde, Cruz das Armas, Cuiá, Geisel, Jaguaribe, João Paulo II, Manaíra, Mandacaru, Mangabeira, Oitizeiro, Seixas, Tambaú e Valentina.

A imagem da Santa irá sair do santuário às 14h30, dando início a peregrinação.

A orientação aos fiéis é de que aguardem a passagem do cortejo para prestarem suas homenagens, pois não será permitido o acompanhamento da imagem ao longo do trajeto. Apenas veículos oficiais poderão acompanhar a passagem da imagem pelas ruas, a exemplo de viaturas da Semob-JP, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).