‘Trenzinhos natalinos’ são suspensos por superlotação e falta de segurança, em Campina Grande

Proprietários de veículos participaram de uma reunião na STTP e foram notificados.

Trenzinhos natalinos estão suspensos em Campina Grande / Foto: STTP.

O uso de transportes natalinos com passeios particulares, popularmente conhecidos como “trenzinhos natalinos”, foi suspenso pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande. Os donos dos veículos foram notificados pelas irregularidades constatadas e podem ser punidos com multa e apreensão dos veículos.

Uma reunião para debater o tema foi realizada nesta segunda-feira (13) e avaliou os problemas denunciados. Durante o encontro, os donos dos veículos foram notificados pelo órgão.

A análise da STTP aponta que os veículos não possuem condições de funcionamento para transitar pelas ruas; desrespeitam a lei do silêncio – que determina que os trenzinhos devem diminuir o volume do som próximo a hospitais, escolas, asilos, igrejas e prédios públicos, além dos locais dos sete polos de eventos do Natal Iluminado -; e não adotam medidas de segurança, como excesso de lotação, limite de velocidade – de 30 km-, falta do cinto para passageiros no 1º andar, uso de máscaras e do distanciamento social entre os passageiros.

Além disso, também foram verificados a apresentação de vistoria veicular dos veículos; exigência de condutor/motorista com habilitação categoria D; repasse de orientações à população que frequenta os veículos sobre os cuidados que devem ser tomados durante os passeios.