Repórter do Jornal da Paraíba conquista menção honrosa em prêmio sobre direitos humanos

Iara Alves escreveu sobre a cozinha solidária do Jeremias e foi destaque no 11º Prêmio Ajuris de Direitos Humanos.

A repórter Iara Alves, do Jornal da Paraíba, recebeu uma menção honrosa na 11ª edição do Prêmio Ajuris de Direitos Humanos, cujos vencedores foram divulgados nesta terça-feira (14). Ela é a autora da reportagem “‘Quem tem fome não espera’: cozinha solidária alimenta 800 pessoas por dia em Campina Grande”, publicada em 30 de setembro deste ano e que conta a história da comunidade que se uniu para garantir direitos básicos aos seus moradores, diante de um cenário de situação de pobreza acentuada pela pandemia de Covid-19 e de falta de apoio público.

>>> ‘Quem tem fome não espera’: cozinha solidária alimenta 800 pessoas por dia em Campina Grande

A reportagem de Iara recebeu menção honrosa ao lado de “Sem home office”, de Priscila Mengue, que é repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Na primeira colocação ficou “Pandemia da Fome”, de Ronaldo Ragadali, da RPC de Foz do Iguaçu; na segunda colocação ficou “O Radinho da Alta”, de Larissa Roso e André Ávila, do jornal Zero Hora de Porto Alegre; e na terceira colocação ficou “Queria ser médica, mas não consegui continuar”, de Beatriz Jucá, do jornal El País.

O Jornal da Paraíba, assim, figura em meio a outros grandes jornais do país que foram premiados na categoria Jornalismo do evento organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

Para Iara, o reconhecimento pelo prêmio é também a vitória de um “jornalismo focado em soluções e também em iniciativas positivas”. Algo que, de acordo com ela, dialoga muito fortemente com a questão dos direitos humanos.

“Quando se fala em direitos humanos, hoje, não tem como não pensar também em denunciar o que há de errado e o que nos machuca enquanto seres humanos. A fome, sob esse ponto de vista, vai bem fundo. É muito doloroso saber que tantas pessoas que estão perto de você não têm o que comer. E pior ainda é ter consciência de que quem deveria fazer algo pra mudar isso, não faz. Por outro lado, é bonito presenciar as pessoas dando as mãos umas às outras e acolhendo as suas dores, transformando tudo em solidariedade e amor”, destacou a repórter.

Repórter do Jornal da Paraíba conquista menção honrosa em prêmio sobre direitos humanos
Iara Alves, repórter que recebeu menção honrosa no 11º Prêmio Ajuris de Direitos Humanos

De acordo com ela, no entanto, são essas pessoas da comunidade que merecem o maior dos reconhecimentos:

“Prêmio mesmo merecem as pessoas da cozinha solidária do Jeremias, que doam o melhor de si com o objetivo de fazer o bem”, completa Iara.

Além da categoria Jornalismo, o Prêmio Ajuris premiou também trabalhos nas categorias Boas Práticas, Monografia Jurídica e Fotografia.