Aplicativo de vacinação contra Covid-19 de Campina Grande apresenta instabilidade após ataque hacker

Sistema de dados do Ministério da Saúde foi hackeado recentemente e ele é responsável por armazenamento e atualização de dados da vacinação de Campina Grande.

O aplicativo de vacinação contra Covid-19 vem apresentando problemas de instabilidade, em Campina Grande. Algumas reclamações são sobre a falta de atualização dos comprovantes de primeiras e segundas doses da população, que não aparecem no app mesmo que as pessoas tenham tomado. O problema tem relação com o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde.

Samira Luna, Coordenadora de Atenção Básica à Saúde de Campina Grande, explicou que a maioria das vacinas de segundas doses foram registradas diretamente nisistema chamado de CPNI, que é o sistema de dados do Ministério da Saúde e, como esse sistema foi hackeado recentemente, não deu tempo de migrar os dados para o aplicativo Vacinação Campina Grande.

“Estamos esperando o ministério regularizar o sistema oficial para que possamos fazer o backup”, disse a coordenadora.

Alguns estabelecimentos, públicos e privados, estão solicitando a comprovação das duas doses, para que as pessoas possam entrar nos locais, seguindo recomendações do Decreto Estadual. Então, ter uma forma online de comprovação de que tomou as duas doses da vacina é importante.

A coordenadora ressaltou, ainda, que é importante que a população guarde o comprovante de vacinação impresso, pois não tem como ter uma segunda via do cartão, levando em consideração que a versão online ainda não está atualizada.

“As pessoas que não estão com a segunda dose no site, podem nos procurar para que a gente coloque os dados no cadastro online e ela tenha um comprovante virtual, também”. contou Samira.

Por causa de um segundo ataque de hacker no começo da semana , ainda não existe previsão para retorno e atualização do sistema.

O primeiro ataque ocorreu na última sexta-feira (10). Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.