Previsão para primeiro trimestre de 2022 é de chuvas dentro da normalidade na PB, diz Aesa

Prognóstico do trimestre foi divulgado nesta quinta-feira e segundo a Aesa, os índices devem ficar de normais a acima da média histórica, em algumas localidades.

Céu encoberto em João Pessoa — Foto: Lucas Costa/Arquivo pessoal

As chuvas no primeiro trimestre de 2022 na Paraíba devem variar entre a apresentação normal para o período e acima da média histórica em algumas localidades, segundo o prognóstico climático divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) nesta quinta-feira (23). 

Segundo a Aesa, no Litoral, a média histórica para o primeiro trimestre é 354 milímetros de chuva. No Brejo, 276 mm. O agreste deve ter 198 mm de chuva, o Cariri/Curimataú, 204 mm, o Sertão, 385 mm e o Alto Sertão 480 mm. Os meteorologistas do órgão consideram como faixa de normalidade uma variação de até 25%, para mais ou para menos, nestes valores.

De acordo com o prognóstico, em janeiro começa a pré-estação chuvosa no semiárido paraibano, que compõem regiões como Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú. Fevereiro e março já fazem parte do início do período mais chuvoso dessas regiões. As demais regiões do Estado (Litoral, Brejo e Agreste), ainda permanecem fora do seu período mais chuvoso, o qual concentra-se entre os meses de abril e julho.

No mês de janeiro e início de fevereiro, é natural ocorrer maior variabilidade das chuvas com prováveis eventos significativos devido aos tipos de sistemas meteorológicos atuantes na região do Nordeste, principalmente pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).

A previsão foi realizada em conjunto por especialistas em meteorologia da Aesa, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) na Reunião de Previsão Climática para o Nordeste.