Saiba quais aparelhos celulares são compatíveis com 5G no Brasil

Lista foi divulgada pela Anatel esta semana como forma de orientar consumidores contra fraudes.

Foto: divulgação

Quem pretende usufruir da tecnologia 5G, que tem previsão de estar em funcionamento no final do 1º semestre de 2022 nas capitais brasileiras, é preciso estar atento porque nem todo aparelho é compatível. Para facilitar a vida do consumidor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista de aparelhos compatíveis com a rede móvel 5G, com informações como modelo, nome comercial e fabricante dos aparelhos.

O celular é a principal interface entre o usuário e as novas redes de quinta geração. Entre os celulares homologados, estão os modelos mais recentes de iPhones, aparelhos da Xiaomi, Motorola e Samsung, além de alguns da Asus, Nokia, Realme e TCL. Ao todo, são 49 modelos, sendo que apenas três vão funcionar com o 5G DSS, que utiliza frequências usadas pelo 3G e pelo 4G. São eles: Samsung Galaxy Z Fold 2, Xiaomi Mi 10T e Xiaomi Mi 10T Pro. (Confira a lista abaixo)

Somente produtos de telecomunicações homologados pela Agência podem ser utilizados no Brasil. O usuário deve, portanto, conferir a lista de celulares homologados antes de adquirir um aparelho. O consumidor também deve verificar a presença do selo de homologação Anatel, localizado no equipamento ou no manual, e pode consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto com a rede.

A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel que visam o uso eficiente e racional do espectro radioelétrico, a compatibilidade eletromagnética e a não agressão ao meio ambiente.

Confira abaixo os modelos homologados separados por marca:

Apple
iPhone 12
iPhone 12 Mini, Pro e Pro Max
iPhone 13
iPhone 13 Mini, Pro, Pro Max

Xiaomi
Mi 10T
Mi 10T Pro
Mi 11
Poco F3
Poco M3 Pro
Redmi Note 10 5G
Xiaomi 11 Lite 5G NE

Samsung
Galaxy A32 5G
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy M52
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G
Galaxy S21
Galaxy S21 FE
Galaxy S21 Ultra Galaxy S21+
Galaxy Z Flip 3
Galaxy Z Fold 2
Galaxy Z Fold 3

Asus
ROG Phone 3
ROG Phone 5
ROG Phone 5s
Zenfone 7
Zenfone 8
Zenfone 8 Flip

Nokia
Nokia G50

Motorola
Moto G 5G
Moto G 5G Plus
Moto G100
Moto G200
Moto G50 5G
Moto G71
Motorola Edge
Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 Lite
Motorola Edge 20 Pro

Realme
Realme 7 5G
Realme 8 5G
Realme GT Master Edition

TCL
TCL 20 P