IPVA 2022: boleto para pagamento já pode ser emitido; veja como

Proprietários poderão dividir o valor do IPVA 2022 em três parcelas e até pagar em cota única com desconto.

Veículos acima de 15 anos e motocicletas de até 170 cilindradas terão isenções automáticas no IPVA 2023, na Paraíba. (Foto: Luana Silva/Jornal da Paraíba).

Os boletos de pagamentos do IPVA 2022 já estão disponíveis aos contribuintes no portal da Sefaz e também no portal do Detran-PB para serem impressos. Os proprietários de veículos terão mais uma vez um calendário ampliado para realizar o pagamento do tributo em 2022. Mas haverá uma data limite para pagamento antecipado com desconto de 10%. Esse será sempre o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro – o número final da placa do veículo define o mês de pagamento antecipado. Confira um passo a passo de como ter acesso ao boleto e efetuar o pagamento na data correta.

Acesso o site do Detran-PB e clique, na página inicial, na opção IPVA. Em seguida, preencha todos os dados solicitados e avance. Agora basta imprimir e realizar o pagamento.

Há duas opções de boleto: emissão por DAR e emissão por ficha de compensação.

  • Emissão por DAR: O pagamento deve ser efetuado exclusivamente no Banco do Brasil.
  • Emissão por Ficha de Compensação: O pagamento pode ser efetuado em qualquer instituição bancária, mas sua emissão deve ser efetuada uma única vez, certifique-se da escolha da data de vencimento.

Entenda como funciona o calendário

Para o proprietário de carro com placa final 1, a data limite de vencimento será o dia 31 de março, mas o contribuinte pode antecipar para o dia 31 de janeiro de 2022, último dia útil do primeiro mês do ano. E, assim, efetuar o pagamento do tributo em cota única à vista com desconto de 10%. No caso de placa final 2, a data limite para evitar juros e multas será o dia 29 de abril, mas a opção de pagamento de cota única com 10% de desconto é 25 de fevereiro (veja a tabela completa do Calendário do IPVA 2022 no quadro abaixo).

Além de manter a opção de pagamento com 10% de desconto, o Governo da Paraíba segue dando a opção de parcelamento do tributo em até três vezes.

Importante destacar também que veículos fabricados até o ano de 2006 estão isentos do IPVA. Conforme a legislação, os veículos com mais de 16 anos de uso é isento de pagar o IPVA no Estado da Paraíba. A isenção é automática. O contribuinte precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.

Categorias como portadores de deficiência física, visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico, motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas puderam requerer a isenção do IPVA 2022 até o dia 30 de dezembro de 2021.

IPVA 2022: boleto para pagamento já pode ser emitido; veja como
Tabela de pagamento de IPVA 2022