Vacinas para adultos aplicadas em crianças na UBS de Lucena estavam vencidas, diz secretário de Saúde

MPF investiga se UBS de Lucena vacinou crianças antes da chegada de imunizante adequado para idade. Foto: Reprodução

As vacinas da Pfizer, destinadas a adultos e adolescentes, que foram aplicadas em crianças na zona rural do município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, estavam vencidas. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

O lote vencido é o FM 3457. Após denúncias realizadas pelas famílias das crianças, o Ministério Público Federal da Paraíba está investigando a imunização inadequada. De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos.

A vacinação das crianças no município aconteceu semana passada, 7 dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado.

Em nota, a prefeitura de Lucena disse que “uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas” e que “está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e (também está) monitorando as crianças”.

Até o momento, segundo a prefeitura, as crianças que recebem as vacinas não apresentaram reações adversas. No entanto, as mães relataram sintomas como febre alta e vômito.