PIS/Pasep: trabalhador já pode consultar se tem direito ao abono

Benefício será pago a todos os trabalhadores contemplados a partir do dia 8 de fevereiro

Pagamento do PIS/Pasep – Foto: Divulgação

A consulta para trabalhadores saberem se têm direito e qual o valor do Abono Salarial do PIS/Pasep já está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. O benefício será pago a todos os trabalhadores contemplados a partir do dia 8 de fevereiro. Cerca de 22 milhões de brasileiros serão beneficiados, num total de mais de R$ 20 bilhões.

Para ter acesso às informações do Abono Salarial na Carteira de Trabalho Digital é necessário atualizar o aplicativo, depois acessar a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Para ter direito o trabalhador deve ter recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), ter exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base, e que estejam cadastrados há pelo menos 5 anos (data do primeiro emprego) no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Os trabalhadores podem buscar atendimento presencial das unidades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência ou mais informações no site do governo.