Vacinação contra Covid-19 em Lucena é retomada nesta segunda (24)

Campanha de vacinação contra Covid-19 em Lucena foi suspensa após a imunização de quase 50 crianças com a dosagem para adultos.

A vacinação contra Covid-19 em Lucena, para adolescentes e adultos, será retomada nesta segunda-feira (24) no município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, sob o gerenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A imunização acontece das 9h às 16h, na Escola Municipal Américo Falcão, juntamente com uma investigação mais minuciosa das carteiras de vacinação para verificar se as doses aplicadas estão com as datas de acordo.

Serão avaliados pela SES todos os cartões de vacinação criados de julho até este mês de janeiro em Lucena.

A vacinação contra Covid-19 em Lucena, para crianças, será retomada na quarta-feira (26). De acordo com o secretário executivo Daniel Beltrammi, a vacinação desse público vai acontecer na cidade sempre na quarta-feira, dando prioridade a crianças com comorbidades e imunossuprimidas.

A campanha de vacinação foi suspensa após a imunização de quase 50 crianças com a dosagem para adultos, a aplicação de doses vencidas e o descarte de pelo menos 1,4 mil vacinas, que perderam a validade por terem sido conservadas de forma incorreta.

A vacinação teria acontecido desde dezembro de 2021, e o fato veio à tona no sábado (15), após denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF).

Em depoimento dado ao MPF no domingo (16), a técnica de enfermagem disse que aplicou as doses nos dias 29 de dezembro de 2021 e 7 e 11 de janeiro de 2022, ou seja, antes de iniciar o calendário de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos, que começou no último sábado (15).

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Lucena passaram por uma nova capacitação sobre vacinas contra a Covid-19, na quinta-feira (20). O treinamento, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de imunização, desde o armazenamento até a aplicação das doses, e deve continuar nos próximos dias para garantir uma imunização eficiente. Apesar disso, o Governo do Estado é que ficará responsável pela vacinação.