Causas de tosse persistente pós-Covid e edital do concurso da Defensoria Pública da PB são destaques da semana

Destaques foram escolhidos pelos leitores do JORNAL DA PARAÍBA, em enquetes que foram realizadas nas redes sociais do jornal.

Reprodução/Freepik (benzoix)

Um dos sintomas comuns pós-Covid-19 é a tosse persistente. Há casos em que o sintoma só aparece após a recuperação da doença. O pneumologista Bruno Braga explicou que esse quadro geralmente pode perdurar por até seis semanas e se trata de um mecanismo de defesa do organismo. Este foi um dos destaques da semana, segundo os leitores do JORNAL DA PARAÍBA, com 91% dos votos em enquetes que foram realizadas nas redes sociais do jornal para consultar leitores sobre quais assuntos foram mais lidos por eles.

“A tosse é um mecanismo de defesa do organismo que libera secreção e partículas virais. A tosse persiste geralmente em até seis semanas, mas em alguns casos pode durar até meses”.

O pneumologista também afirma que esse tipo de tosse sempre existiu, mas está afetando a população com maior frequência, por causa da alta incidência de doenças respiratórias. O vírus também pode funcionar como gatilho em algumas doenças que estavam adormecidas, como explica Bruno Braga.

Publicado edital do concurso da Defensoria Pública da Paraíba

Outro destaque entre os leitores do JORNAL DA PARAÍBA foi a publicação do edital do concurso da Defensoria Pública da Paraíba, com 83% dos votos. O certame terá 20 vagas com salários que ultrapassam os R$ 12,2 mil.

As inscrições ficarão abertas, exclusivamente pela internet, no período das 10h do dia 31 de janeiro às 14h do dia 09 de março deste ano (horário de Brasília) – e custarão R$ 300.