Hospital do Valentina atinge ocupação máxima de leitos de UTI Covid-19 para crianças

Já na enfermaria, dos 30 leitos disponíveis, 20 estão ocupados, segundo a secretária de Saúde de João Pessoa.

Bloco cirúrgico do Hospital do Valentina — Foto: Divulgação/Secom-JP

O Hospital Municipal Valentina Figueiredo, em João Pessoa, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI , nesta quarta-feira (16). A unidade é referência no atendimento a crianças diagnosticadas com Covid-19 na capital paraibana. A informação foi confirmada pela secretária de saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, em entrevista à TV Cabo Branco.

Segundo a secretária, todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados até esta quarta (16). Já na enfermaria, dos 30 leitos disponíveis, 20 estão ocupados.

O Hospital do Valentina é um dos três hospitais destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao tratamento de crianças com Covid-19. Pacientes infantis cujos sintomas não são decorrentes do coronavírus estão sendo encaminhados para o Hospital Infantil Arlinda Marques, em Jaguaribe.

A orientação da SES é que as crianças com sintomas de Covid-19 como febre, fadiga, coriza e tosse devem buscar, em primeiro lugar, a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será avaliada a necessidade de encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a um dos hospitais de referência.

Caso apresente sintomas como falta de ar e fadiga, a criança poderá precisar de uma assistência especializada e deverá ser encaminhada para os hospitais pediátricos de referência para o agravo.