CRM-PB faz interdição ética em USF Viver Bem, em João Pessoa

De acordo com o órgão fiscalizador, foram constatadas precárias condições de funcionamento, como mofo, calor, falta de privacidade e escassez de insumos.

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) fez uma interdição ética na Unidade de Saúde da Família Viver Bem, localizada no bairro Treze de Maio, em João Pessoa, realizada nesta terça-feira (26). De acordo com o órgão fiscalizador, foram constatadas precárias condições de funcionamento, como mofo, calor, falta de privacidade, escassez de insumos, exames e equipamentos básicos, além da falta de segurança para os profissionais e patrimônio. Desta forma, os atendimentos médicos na unidade estão interditados.

O CRM-PB observou que os consultórios médicos funcionam de forma improvisada, com os profissionais precisando atender nas salas de enfermagem e de odontologia, utilizando cadeiras odontológicas como maca, ou atendendo em uma sala e examinando em outra. Foram encontrados ainda outros problemas, como lavatórios sem funcionamento ou sem sabão, papel ou toalha; lâmpadas queimadas, infiltrações, mofo nas dependências; e portas que não fecham, comprometendo a privacidade dos pacientes.

Por fim, o CRM-PB informa que há relatos de situações de ameaça à integridade física dos profissionais e do patrimônio, já que não há serviço de segurança na unidade.

A USF funciona como Unidade Escola, com campo de práticas para uma faculdade privada de João Pessoa. Desta forma, por se tratar de unidade onde o aluno de medicina e o médico residente estão em processo de formação, a falta de condições para o cuidado dos pacientes pode prejudicar o aprendizado e incorrer em faltas éticas futuras.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) informou que está ciente da interdição da USF Integrada Viver Bem, localizada no bairro Treze de Maio, e já está tomando todas as medidas necessárias para garantir a assistência aos usuários e reestabelecer o atendimento da unidade.

Enquanto os reparos estruturais são concluídos, a população que necessitar de atendimento pode se dirigir às USFs Alto do Céu Integrada e Roger 1 e 2.

“A SMS reitera seu compromisso com a população e reforça que está trabalhando em um plano de recuperação das Unidades de Saúde da Família que, em sua maioria, enfrentaram pelo menos 16 anos de abandono”, diz a nota.