Linhas de ônibus permanecem sem circular nos distritos de Campina Grande nesta segunda (9)

Intimação foi entregue ao Sitrans no domingo (8), mas as empresas mantiveram a suspensão dos ônibus.

Motoristas de ônibus de Campina Grande realizam paralisação /Artur Lira/TV Pararaíba

A circulação de ônibus do transporte público nos distritos de Campina Grande permanece suspensa nesta segunda-feira (9), mesmo após uma intimação judicial entregue ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) no domingo (8), que proíbe a suspensão.

As linhas dos ônibus atingidas pela suspensão do Sitrans são 903-B, 910, 902 e 955, que ligam a cidade aos distritos de São José da Mata, Jenipapo, Estreito – Salgadinho e Galante. Moradores que precisam do transporte público para se deslocar dos distritos até Campina Grande ficaram sem ônibus.

Uma intimação foi entregue pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) ao Sitrans no domingo (8). Caso não cumpra a decisão da Justiça, as empresas devem pagar multa diária de R$ 20 mil, e podem responder a um processo criminal por desobedecer a decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública de Campina Grande, que determina o retorno dos ônibus.

A STTP reiterou que desde o anúncio da suspensão está adotando medidas para manter o diálogo com o Sitrans. Mas, até então, os oficiais de Justiça não tinham conseguido localizar os representantes do sindicato, o que aconteceu neste domingo (8).

As empresas responsáveis pelos ônibus do transporte público de Campina Grande alegaram que a prefeitura da cidade não cumpriu o acordo de subsidiar a tarifa da passagem de ônibus, medida que foi divulgada no início deste ano, quando a prefeitura se comprometeu a arcar com uma parte do valor de cada passagem, para evitar um novo aumento.

Segundo as empresas, no mês de março a prefeitura pagou 0,13 centavos por passagem, e não 0,55, como havia anunciado, e em abril o pagamento não foi realizado. Isso justificaria, conforme a nota, a suspensão da circulação dos ônibus que passam pelos distritos de Campina Grande.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, informou que vai se pronunciar na tarde desta segunda-feira (9) sobre a denúncia feita pelas empresas de ônibus, de que a prefeitura não estaria repassando o valor acordado.

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com diretor do Sitrans, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.