Festa das Neves 2022: esquema de trânsito e transporte em João Pessoa

Esquema especial funcionará entre esta quarta-feira (27) e o dia 5 de agosto.

Foto: Raniery Soares/Jornal da Paraíba

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema de trânsito e transporte especial com o objetivo de garantir a segurança viária entre esta quarta-feira (27) e o dia 5 de agosto, em todo o entorno do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, durante a Festa das Neves 2022.

De acordo com o superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, 20 agentes de mobilidade urbana estarão todas as noites escalados e trabalhando em pontos estratégicos, para observar e atuar em caso de necessidade de intervenção imediata na mobilidade do local. Além disso, 15 linhas de ônibus ofertarão mais viagens aos passageiros até 1h.

Bloqueio

O único ponto de bloqueio que será montado, a partir das 18h, será entre o Parque Solon de Lucena e a Avenida Getúlio Vargas (proximidades de Zeny), trecho utilizado tanto para circulação do transporte público quanto de veículos particulares. Com isso, todos esses serão direcionados do Parque Solon de Lucena para a avenida Pedro II (lateral do Mercado Central), depois acessarão à esquerda na avenida Tabajaras e seguirão até a avenida Getúlio Vargas (esquina do Lyceu), por onde os ônibus irão até as plataformas de embarque e desembarque da Lagoa.

Esquema de ônibus

Diariamente, as operações do transporte público noturno funcionam com 23 linhas de ônibus operando até as 23h, com saída do Terminal de Integração do Varadouro. Porém, excepcionalmente, para atender os visitantes da Festa das Neves, nos dias do evento os veículos sairão das plataformas da Lagoa. Além disso, 15 destas linhas estenderão o horário ofertando viagens até 1h, também saindo das plataformas da Lagoa. São elas: 104, 116, 120, 203, 204, 301, 302, 303, 401, 504, 510, 523,701, 1500 e 5100. A operacionalidade pode sofrer alterações em caso de observação de aumento ou redução na demanda de passageiros.

Videomonitoramento

Além dos agentes de mobilidade em campo, a Semob-JP manterá equipes também monitorando o trânsito, por meio das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). No total, sete equipamentos instalados no entorno do Parque Solon de Lucena estarão sendo utilizados para esta operação.