Ibama apreende 70kg de cauda de lagosta pescada ilegalmente

Produto pescado em Baía da Traição tinha tamanho inferior ao permitido e seria comercializado em Recife. Fornecedor e comprador foram multados em R$ 21 mil.

Karoline Zilah

Uma operação realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Florestal, no sábado (24), resultou na apreensão de 70kg de cauda de lagostas pescadas e comercializadas ilegalmente em tamanho inferior ao permitido pela lei. Jaime Pereira, coordenador de operações da Superintendência do Ibama na Paraíba, o fornecedor do produto e o comprador foram autuados por crime ambiental e multados em R$ 21 mil cada um.

As investigações que compreendem o comércio da lagosta abaixo do tamanho permitido e o uso de equipamentos ilegais, como marambaia e compressores de ar, já acontecem há cerca de 6 meses. Segundo Jaime, os dois acusados são de Pitimbu, mas se encontraram em Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano, onde aconteceu a transação comercial. O comprador iria transportar a pesca para Pernambuco, com o objetivo de comercializar a carga em Recife.

O carro foi monitorado desde as 18h do sábado (24) até as 23h. Os órgãos ambientais colocaram o plano em ação para prender em flagrante os envolvidos no crime. De acordo com o coordenador de operações, o serviço de inteligência da PRF fez o monitoramento do veículo que transportava a carga, um modelo Chevrolet Montana. Foram montadas barreiras em no posto da Operação Manzuá em Mata Redonda (BR-101) e na PB-008 na para interceptar o carro.

O veículo foi fiscalizado pela PRF nem Mata Redonda, na saída para Recife, e o condutor, que havia comprado a lagosta, foi autuado em flagrante com o produto. De acordo com o Ibama, além de pagar multa, ele e o pescador deverão responder em liberdade a inquérito criminal segundo o artigo 35 da Lei Federal 9.605/98, que proíbe a comercialização ou captura da lagosta em tamanho inferior ao permitido.

O Ibama comunicou que, no período do defeso, o tamanho mínimo para a captura do pescado deve ser de 13cm para a espécie lagosta vermelha e de 11cm para a espécie cabo verde.

O produto foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama, onde está acondicionado em freezer para ser doado para ao Banco de Alimentos do programa federal Fome Zero na próxima terça-feira (27).