Número de foragidos sobe para 17 nas penitenciárias da Paraíba

Com seis fugitivos de terça-feira (11)  já são 17 os detentos que fugiram de presídios da Paraíba em 15 dias, oito deles somente da penitenciária campinense do Serrotão.

Tiago França e João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba

A penitenciária do Serrotão, em Campina Grande, foi palco de mais uma fuga. Seis presos que estavam detidos no ‘Coletivo 4’, na área conhecida como ‘Favela’, fugiram do presídio durante o intervalo entre a noite da última segunda-feira (10) e a madrugada de terça-feira (11).

As suspeitas da direção da unidade são de que os apenados pularam o muro utilizando ‘alvarás’, sem levantarem a desconfiança dos agentes e policiais militares que trabalhavam nas guaritas.

As fugas só foram confirmadas no final da manhã, quando a direção da penitenciária realizou um pente- fino e uma recontagem de todos os apenados. De acordo com agentes penitenciários, as suspeitas tiveram início depois que apenados teriam delatado a ação dos companheiros. Durante a ‘operação pente-fino’, os policiais encontraram alvarás em um local onde é colocado o lixo retirado do presídio.

Número de foragidos sobe para 17 nas penitenciárias da ParaíbaOs fugitivos são Hugo Felipe Pereira, condenado a oito anos e dois meses por roubo; Edvaldo Nascimento Silva, condenado a um ano e dois meses por furto; Albani Emerson Xavier, condenado a 12 anos por assalto e furto; Hélio Aguiar da Silva, condenado a 31 anos de reclusão por roubo seguido de morte (latrocínio); Eliel Silva, que cumpria 18 anos por homicídio; e Franeo Márcio Pereira, que cumpria nove anos por furto, não tinham sido recapturados.

Durante todo a terça, equipes da Polícia Militar e do Grupo de Operações Penitenciárias realizaram buscas nos municípios próximos a Campina Grande, mas até o final da noite os fugitivos não tinham sido recapturados.

No pente-fino, os militares não encontraram nenhum túnel ou arrombamento dos portões e/ou celas do presídio, o que reforça a tese de que os presos fugiram pulando o muro. De acordo com o diretor do presídio, Abenício Santiago, todas as equipes que trabalham no presídio foram mobilizadas na tentativa de localizar os fugitivos. “Só percebemos pela manhã, quando nossos agentes receberam informes vindos dos próprios presos. Aí decidimos refazer a contagem e identificamos realmente que eles haviam escapado”, relatou o diretor.

Na tarde de terça, as fugas foram comunicadas à Vara de Execuções Penais do município e uma sindicância foi instaurada para apurar as formas usadas pelos apenados para foragir. Com os seis presos de ontem, já são 17 os detentos que fugiram de presídios da Paraíba em 15 dias, oito deles somente da penitenciária campinense do Serrotão, que abriga atualmente cerca de 535 apenados do regime fechado.

Mais fugas

Na última terça-feira (4), três presos aproveitaram o momento do banho de sol, na cadeia de São Bento, no Sertão do Estado, e com o auxílio de uma corda artesanal pularam o muro e fugiram da unidade prisional.

Já na cidade de Areia, no dia 2 de maio, quatro presos fugiram pelo portão da frente da cadeia, após serrarem o ferrolho da grade de uma das quatro celas da unidade.

Dias antes, em Catolé do Rocha, um detento fugiu pelo portão principal do presídio, depois de conquistar a confiança da direção; e na Casa de Detenção do Monte Santo, em Campina, um preso detido pela Polícia Federal com mais três comparsas e sete quilos de crack, em Alcantil, fugiu do presídio enquanto era realizada a limpeza do portão da frente da unidade prisional.