Agências do BB são explodidas na mesma hora em duas cidades

Polícia Militar de Campina Grande recebeu dois chamados em intervalo de três minutos. Bandidos explodiram caixas e deixaram prédios de bancos parcialmente destruídos.

Karoline Zilah

Duas agências bancárias tiveram seus caixas eletrônios explodidos e ficaram com os prédios parcialmente destruídos na madrugada desta quarta-feira (30), praticamente na mesma hora, em duas cidades vizinhas no Agreste paraibano, na região metropolitana de Campina Grande. A forma de agir foi idêntica nos dois casos, o que leva a Polícia Militar a investigar se houve uma ação conjunta.

Os crimes aconteceram em Umbuzeiro e Aroeiras, situadas a menos de 20km de distância. Um dos municípios faz divisa com Pernambuco, por onde os grupos podem ter escapado.

O primeiro chamado de ocorrência foi recebido pela Central de Operações da Polícia Militar (Copom), em Campina Grande, às 3h13. O solicitante informava que cerca de quatro homens encapuzados e fortemente armados haviam explodido a agência do Banco do Brasil em Umbuzeiro. Eles teriam ameaçado o vigilante da rua assim que chegaram à cidade, mandando que ele deixasse o local.

O grupo estaria em dois veículos, uma Hilux de cor branca e um outro carro, possivelmente um Fiat Uno. As placas não foram identificadas pela testemunhas que acionou a polícia.

O cenário deixado era de destruição. Três caixas eletrônicos do setor de autoatendimento foram explodidos, mas os bandidos não conseguiram levar nada. Segundo a PM, a estrutura do prédio ficou comprometida. O mesmo aconteceu em Aroeiras, cujo chamado de socorro chegou à Copom às 3h16, apenas três minutos depois do relato de Umbuzeiro.

Segundo a testemunha, este segundo caso teria a participação de oito homens encapuzados, que também usavam armas de grosso calibre. De acordo com a Copom, eles explodiram a agência do Banco do Brasil e levaram os cofres de quatro caixas eletrônicos. Em seguida, os assaltantes teriam fugido em uma Pajero de cor branca e em um veículo de cor escura, cujas placas não foram identificadas. O prédio também ficou parcialmente destruído.

O 2º Batalhão de Campina Grande enviou equipes do Choque à procura de suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento. Por se tratar de crimes ocorridos em uma instituição nacional, a Polícia Federal também foi comunicada sobre o caso para fazer perícias e investigar os casos.

Crimes frequentes

A utilização de dinamites e outros tipos de explosivos nos assaltos a bancos de madrugada no interior da Paraíba se tornou uma prática frequente neste ano. Até uma agência dentro da Universidade Estadual (UEPB) em Campina Grande foi alvo dos bandidos. Em junho, a Polícia Civil deteve dois acusados de participação em crimes na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.