Casa é invadida no Cabo Branco; proprietários ficam amarrados

Serviço de Inteligência da Polícia Militar prendeu os dois assaltantes e o motorista; grupo foi reconhecido pelas vítimas. Ação foi percebida por vizinha, que chamou a polícia.

Karoline Zilah

O Serviço de Inteligência do Comando Geral da Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (9) três homens acusados de participação em um assalto ocorrido pela manhã dentro de uma casa no bairro de Cabo Branco, na orla de João Pessoa. De acordo com o delegado Francisco de Assis, que autuou os criminosos em flagrante, dois deles invadiram a casa e amarraram as vítimas, um casal, para poder fugir em seguida.

O crime aconteceu por volta das 8h na rua Vereador Antônio Pessoa da Rocha. Os três suspeitos foram detidos às 10h na comunidade Salinas Ribamar, em Mandacaru, e teriam confessado participação. Um deles informou que viu quando a proprietária abriu o portão da casa e resolveu pular o muro. Outro assaltante entrou, enquanto um terceiro envolvido aguardava fora para atuar como motorista, auxiliando na fuga.

Quem percebeu a ação e chamou a Polícia Militar foi uma vizinha. O assalto foi rápido. Enquanto os donos da casa estavam amarrados, os dois assaltantes recolheram uma TV de 29 polegadas, um aparelho de DVD, cartões de crédito e aproximadamente R$ 510 e US$ 100 em dinheiro. Durante toda a ação, um deles simulou estar armado, colocando uma mão sob a camisa, e o outro ameaçou as vítimas com uma faca peixeira. Todo o material foi colocado dentro do carro da família, um Celta de placas MOS-4844, da Paraíba.

O Serviço de Inteligência iniciou as buscas pelos suspeitos em direção à praia de Jacarapé, no Litoral Sul, mas com base em outras investigações seguiu rumo a Mandacaru. O veículo foi encontrado na comunidade Salinas Ribamar. No mesmo bairro, ainda foram apreendidos os aparelhos eletrônicos, que haviam sido escondidos em uma casa.

Os três homens também foram localizados e levados para a Central de Polícia, onde foram reconhecidos pelas vítimas. Os acusados são o servente de pedreiro Maurício José da Silva, de 20 anos, e Eduardo dos Santos Ramalho, de 23, ambos moradores da comunidade Boa Esperança, no Cristo. O terceiro envolvido é José Ronaldo Monteiro da Silva, de 35 anos, motorista que facilitou a fuga. Ele já teria praticado outros crimes com a dupla de assaltantes. Segundo o delegado Francisco de Assis, Eduardo também responde a processo por furto.

Todos foram autuados em flagrante por assalto a mão armada e permanecem detidos na Central de Polícia, em João Pessoa. A previsão é de que os três envolvidos sejam transferidos para o Presídio do Roger na manhã da segunda-feira (12).