Manhã de eleição tem 8 prisões por suspeita de crime eleitoral na PB

Levantamento do Paraíba1 mostra que houve, pelo menos, oito prisões em três cidades nesta manhã. Em Itaporanga, cabo eleitoral foi flagrado comprando votos em escolas.

Karoline Zilah

Levantamento feito pelo Paraíba1 mostra que a manhã deste domingo (31), segundo turno das eleições para governador e presidente, teve pelo menos oito prisões em três cidades do Estado. As pessoas suspeitas de praticar crime eleitoral foram detidas e encaminhadas para delegacias das Polícias Civil e Federal em suas respectivas regiões. Em alguns casos, os acusados foram liberados para responder a processo em liberdade.

Em Itaporanga, um cabo eleitoral identificado como Mário Júnior foi preso com uma quantia em dinheiro não informada, que estaria sendo distribuída para votantes nos dois maiores colégios eleitorais da cidade. Ele foi visto por uma equipe da Polícia Federal e detido em flagrante no momento em que fazia uma suposta compra de votos.

Em Patos, foram detidas três pessoas. Uma mesária acusada de pedir voto para um candidato dentro da seção eleitoral onde trabalhava, o ex-vereador Juraci Dantas (que transportava material de campanha dentro de um carro) e um homem identificado como Gonçalo. Este último teve o carro apreendido.

Em João Pessoa, o ginásio O Ronaldão recebeu cinco eleitores suspeitos de crime eleitoral. Todos eles assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e foram liberados para responder aos processos em liberdade.

Uma das detidas foi Oswaldina Tavares de Morais, de 73 anos, tia da primeira dama do Estado, Fátima Bezerra Cavalcanti, sob suspeita de fazer boca de urna em frente a um colégio em João Pessoa.

Além dela, passaram a manhã no Ronaldão um homem que apresentava sintomas de embriaguez e estaria causando desordem nas ruas. Também estão na mesma situação Eduardo Veloso Correia, de 40 anos, e Márcio Ricardo Oliveira de Lima, de 30, ambos denunciados por utilizarem veículos adesivados para fazer propaganda irregular de candidatos.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou um boletim às 13h30 (horário de Brasília) informando que o número de prisões registradas em todo o país chegava a 77.