Chefe de facção vai depor hoje

Traficante, que estava em presídio de segurança máxima, no estado de Rondônia, voltou para depor em processos na Paraíba.

O traficante André Quirino da Silva, conhecido por ‘Fão’, será ouvido hoje no 1º Tribunal do Júri da capital, em processos referentes aos crimes em que ele é acusado. O detento foi transferido ontem de um presídio federal de segurança máxima, no Estado de Rondônia.

‘Fão’ é considerado de alta periculosidade e apontado como sendo o líder da facção criminosa ‘Okaida’ (Al-Qaeda), responsável por praticar homicídios e traficar drogas no Estado.

Apesar de responder judicialmente por vários crimes de homicídio doloso, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de armas e formação de quadrilha, o secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, minimizou o grau de periculosidade do detento.

“Está havendo muito glamour em torno dos criminosos, o que está causando sensação de insegurança na população. A segurança para ele foi realizada do mesmo jeito que seria realizada para qualquer outro”, disse Harrison Targino. ‘Fão’ foi encaminhado ao Presídio de Segurança Máxima de Jacarapé, PB1, na zona sul de João Pessoa. De acordo com informações do Fórum Criminal Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, a audiência acontecerá a partir das 14h e será presidida pela juíza Ana Flávia de Carvalho Dias, contando ainda com o promotor Alexandre Varandas.

‘Fão’ foi transferido para o presídio de Rondônia em uma operação realizada pela polícia da Paraíba no dia 22 de junho do ano passado. Outros sete apenados também foram transferidos. Mesmo presos em presídios de segurança máxima da Paraíba, os detentos eram acusados de ordenar mortes e comandar o tráfico de drogas na capital.

André Quirino, o ‘Fão’, na época era considerado pela Secretaria de Administração Penitenciária como o principal líder da facção Al-Qaeda e responsável por ameaças de morte feitas a militares.