Superlotação gera tumulto em presídio

Tumulto foi ocasionado pela transferência de mais 40 apenados para o Presídio Padrão de Catolé do Rocha, que já está superlotado.

O excesso de apenados em uma unidade prisional do Sertão do Estado gerou tumulto na tarde da última quarta-feira, em Catolé do Rocha. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o problema foi rapidamente contido. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que o fato será apurado em sindicância e poderá haver transferências.

No fim da tarde, detentos do Presídio Padrão Manoel Gomes da Silva teriam iniciado um tumulto devido à transferência de novos presos para aquela unidade gerando superlotação no local. A razão teria sido um princípio de briga entre facções rivais, após a chegada de aproximadamente 40 apenados do Presídio do Serrotão, em Campina Grande, ocorrida no último dia 23 do mês passado.

A transferência já havia sido realizada após um início de rebelião em Campina. Agora, a Seap analisa a possibilidade de uma nova realocação de presos nas demais unidades do Sertão paraibano.

O Presídio Padrão de Catolé do Rocha está agora com cerca de 180 detentos, alocados em apenas 152 vagas.

De acordo com a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), haverá investigação e os envolvidos serão punidos.

“Vamos abrir sindicância interna para saber quem são os envolvidos. Se não houver condição de continuar a convivência na mesma unidade, vamos ter que alocar em outras na região.

Poderá haver restrições aos que se envolveram, mas primeiro vamos averiguar os fatos para poder punir adequadamente”, informou o gerente da Seap, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho.