Agente penitenciário é detido por usar arma em via pública

Ao chegar no posto, a polícia encontrou o agente armado e com sinais de embriaguez.

Um agente penitenciário foi preso na manhã desta sexta-feira (8), em um posto de combustível, no bairro do Bessa, em João Pessoa, suspeito de ameaçar funcionários do estabelecimento com uma arma de fogo.

A polícia foi acionada e ao chegar no posto encontrou o agente Vitor José Silva de Farias, de 30 anos, armado e com sinais de embriaguez. Testemunhas relataram aos policiais que o agente chegou a colocar a arma na cabeça de algumas pessoas.

O agente foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba (Disp) de Manaíra, onde será autuado em flagrante pelos crimes de desacato, resistência e ameaça.

Porte de arma

Em 17 de junho, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.993 que concede porte de arma aos integrantes do quadro efetivo de agentes prisionais, mesmo que os profissionais não estejam em serviço.

A lei em vigor garante a legalidade do porte de arma particular ou fornecida pelo poder público, desde que estejam sob regime de dedicação exclusiva, submetidos à formação funcional e às fiscalizações. Na Paraíba, mais de 1,7 mil agentes foram beneficiados pela norma.