Presos da Colônia Penal de Sousa protestam exigindo melhorias

Detentos exigem melhor assistência médica, jurídica e reclamam da alimentação. Movimento começou no banho de sol e alguns presos subiram no telhado do local.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26), presidiários da Colônia Penal Agrícola da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, iniciaram uma manifestação reivindicando melhorias na unidade prisional. Com mensagens em faixas e cartazes, eles exigiram melhor assistência médica, odontológica, jurídica e também reclamam da alimentação. A administração da colônia negou as acusações e afirma que a situação esteve sob controle durante o movimento.

O protesto começou por volta das 7h20 quando os apenados foram liberados para o banho de sol. Alguns deles subiram no telhado de um dos pavilhões e iniciaram o movimento, que acabou sendo acatado por outros internos. Minutos após o início da manifestação, parentes dos presidiários começaram a chegar nas adjacências da colônia para acompanhar as reivindicações. 

 
De acordo com o agente penitenciário coordenador de plantão, Edson Avelino, até às 9h30 desta manhã o protesto seguia de maneira pacífica, mas já há uma equipe do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, em prontidão no local, caso haja rebelião e seja necessária alguma intervenção. O agente negou as acusações dos apenados.
 
“A situação está tranquila e esse protesto é um direito deles, mas, vale ressaltar que são acusações inverídicas. Para se ter uma noção, a população da colônia está em torno de 230 apenados e somente este ano já foram realizadas 109 conduções de presos para consultas médicas e odontológicas. E também não falta alimentação”, explicou. 

O protesto terminou por volta das 13 h. De acordo com a direção do presídio, os detentos solicitaram a presença de um juiz e de um promotor no local, mas apenas o primeiro compareceu e eles decidiram não negociar as reivindicações.

(Atualizada às 13h40)