Suspeito de matar adolescente é preso de malas prontas para fugir da PB

Gerôncio Barros já estava de malas prontas para deixar a Paraíba e ir para o estado de São Paulo. O crime aconteceu no dia 6 de dezembro deste ano.

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, no final da tarde desta quarta-feira (16), o homem de 22 anos suspeito de matar a ex-namorada dele, uma adolescente de 14 anos, na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça. Gerôncio Barros já estava de malas prontas para deixar a Paraíba e ir para o estado de São Paulo. O crime aconteceu no dia 6 de dezembro deste ano e o suspeito assumiu a autoria alegando que a motivação para o ato foi uma crise de ciúmes. 

Gerôncio Barros foi encontrado em um assentamento de sem terras no sítio Jardins, na zona rural de Pocinhos, no Agreste, por volta das 16h e, segundo a Polícia Civil, iria para o sudeste do Brasil na próxima sexta-feira (18). De acordo com o delegado do Núcleo de Homicídios de Esperança, Jorge Luiz, ele havia sido identificado desde o dia do crime, mas esteve mudando de cidades enquanto esteve foragido “Depois do crime ele passou a perambular pelas cidades do Brejo, mas estivemos o tempo todo em busca dele. Ele se refugiu nas cidades de Lagoa Seca, Alagoa Nova, Esperança e por último foi encontrado em Pocinhos”, disse o delegado. 
 
Para conseguir fugir, Gerôncio Barros disse que vendeu a moto dele pelo valor de R$1,6 mil. No momento da prisão, o suspeito ainda foi flagrado com um revólver calibre 38. Em relato aos policiais ele teria dito que esta foi a mesma arma usada para matar a adolescente. Ainda em depoimento, o suspeito confessou em detalhes a motivação para o crime. 
 
“Ele namorava com a adolescente a cerca de 1 ano e teria terminado o relacionamento depois de descobrir traições. Então ele foi até a casa dela e conversou com os pais, de maneira tranquila. Mesmo depois do fim do namoro eles ainda tinham contato e o suspeito sentia muito ciúme da menina. No dia do crime eles estavam em uma festa na zona rural de São Sebastião de Lagoa de Roça, quando a adolescente saiu com um rapaz em um carro e retornou depois. Inconformado com o fato ele ameaçou ela de morte dizendo “de hoje você não passa” e foi para casa buscar uma arma”, disse o delegado.
 
Ainda de acordo o delegado Jorge Luiz, o suspeito premeditou o crime e iniciou uma caçada para matá-la. “Depois de pegar a arma, o homem voltou ao local da festa, mas ela não estava. Depois Gerôncio foi até a casa da vítima e ainda assim não a encontrou. Então, o suspeito lembrou que a ex-namorada costumava ir para a casa de uma amiga e foi até o local. A vítima estava lá e ele já chegou ordenando que ela abrisse a porta, caso contrário iria matá-la. Eles chegaram a conversar ainda por um minuto e depois disso Gerôncio atirou duas vezes na cabeça da adolescente. Depois de preso ele assumiu tudo isso em detalhes e com bastante frieza”, contou o delegado Jorge Luiz. 
 
Além do crime de homicídio, Gerôncio Barros foi autuado em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo. O revólver apreendido foi encaminhado nesta quinta-feira (17) para o Instituto de Polícia Científica (IPC), onde passará por perícias de confronto balístico. O suspeito está preso na cadeia pública da cidade de Esperança. 
 
Suspeito queria matar jovem que estava com ex-namorada dele
 
Ainda de acordo com o delegado de Polícia Civil, Jorge Luiz, o que mais surpreendeu os investigadores foi a frieza do suspeito ao assumir o crime e narrar como tudo aconteceu em detalhes. Ao ser questionado se estava arrependido de algo, Gerôncio teria dito que ainda queria ter matado o jovem que estava com a ex-namorada dele no dia do crime.