Preso em Campina Grande suspeito de chefiar quadrilha de roubos a banco

Homem já teria sido preso em flagrante pela Polícia Federal pelo mesmo tipo de crime – explosão de caixa eletrônico.

Na manhã desta terça-feira (23), um suspeito de participação de crimes de explosão a caixas eletrônicos foi apresentado pela Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos) de Campina Grande. O homem, identificado como Guilherme Santos da Silva, de 19 anos, é conhecido por ‘Nino Borracheiro’ e vinha sendo investigado há 15 dias. Ele é o quinto suspeito preso pela Polícia Civil da Paraíba por participação no roubo ao Banco do Brasil de Jacaraú.

De acordo com o delegado Cristiano Santana, o suspeito fazia parte de uma quadrilha especializada em ataques a instituições financeiras e seria um dos chefes do bando, que começou a ser desarticulado no último dia 5, no Vale do Mamanguape.

“As investigações começaram há 15 dias, logo após a prisão de quatro pessoas que estavam diretamente ligadas ao roubo do Banco do Brasil do município de Jacaraú. Depois dessa operação policial, entendemos que o Guilherme Santos integrava a quadrilha e era tido como chefe dessa associação criminosa”, disse o delegado. “Levantamentos realizados pela Roubos e Furtos em conjunto com a 7ª Delegacia Seccional, com sede em Mamanguape, indicaram que o suspeito estava escondido no bairro de Catolé de Zé Ferreira, em Campina Grande”, completou.

O suspeito já teria sido preso em flagrante pela Polícia Federal pelo mesmo tipo de crime – explosão de caixa eletrônico. “Quando começamos o levantamento da ficha do Guilherme, soubemos que ele teria sido preso durante uma abordagem a um veículo em que ele estava com comparsas. Dentro do carro foram encontrados explosivos e outros materiais usados nesse tipo de ataque. Ele foi preso e condenado, e a pena teria sido convertida em serviços prestados à sociedade, por conta disso, o Guilherme se encontrava em Campina Grande”, explicou.

O suspeito vai responder pelos crimes de furto qualificado e explosão. Ele será encaminhado para o Presídio Padrão de Campina Grande, onde deverá aguardar as decisões da Justiça.

 

Operação Vale do Mamanguape
No último dia 5, foi realizado no Litoral Norte da Paraíba, uma operação policial que resultou na prisão de quatro integrantes de uma quadrilha responsável por assaltos a banco na região do Vale Mamanguape, incluindo o roubo ao Banco do Brasil do município de Jacaraú. A ação foi realizada pelas Polícias Civil e Militar e começou assim que houve o crime, sendo três dias de diligências em um local de mata fechada que servia de esconderijo para o grupo.

Foram presos Bruno Carneiro da Costa, de 24 anos; Marciel Henrique da Silva, de 24 anos; Leandro de Oliveira da Silva, de 24 anos e ainda um Soldado da Polícia Militar, que mantinha envolvimento com o grupo criminoso, Alexandre Gomes Barbosa.

Segundo o delegado Tércio Rocha, responsável pelas investigações, os presos formavam uma organização criminosa bem articulada e que estaria se planejando para novos assaltos, em outras agências bancárias na região do Vale do Mamanguape e ainda outros tipos de crime, como assaltos a estabelecimentos comerciais. Na ação, foram apreendidos: armas, explosivos, munições de grosso calibre e objetos utilizados para a prática dos crimes.