Rodrigo Soares vai a Brasília defender pesca da lagosta

Deputado estadual petista defende que pesca da lagosta seja regulamentada e quer comissão na AL para discutir questão.

Da Redação

O deputado estadual Rodrigo Soares (PT), membro da Comissão do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa da Paraíba, viajará na quarta-feira (20) para Brasília onde, junto com representantes de pescadores, vai tentar conseguir a regulamentação transitória da pesca da lagosta no litoral paraibano até o final do ano. Ele já agendou reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e da Secretaria Especial de Pesca e Aqüicultura.

O paraibano vai sugerir a abertura de uma linha de crédito para que os pescadores possam adquirir os equipamentos, sob o argumento de que a pesca é o "ganha-pão" dos pescadores.

“Estamos pleiteando esse período de transição para que os pescadores possam se adequar à nova regra, uma vez que os equipamentos custam em torno de R$ 12 mil para cada pescador”, comentou o deputado.

Rodrigo diz também que vai utilizar a tribuna da Assembléia Legislativa da Paraíba para sugerir a criação da Frente Parlamentar de Aqüicultura e Pesca, visando contribuir para o planejamento e implementação de políticas públicas relacionadas à atividade pesqueira e aqüicola, mobilizando a sociedade civil e atuando como interlocutores do setor no legislativo estadual.

A Frente, de acordo com o petista, terá o compromisso de engajar-se na luta para diminuir as dificuldades dos pescadores, principalmente os artesanais, que hoje sofrem com a falta de condições adequadas de trabalho e de uma legislação atualizada.

"Na Paraíba, milhares de famílias de nossa zona costeira vivem da atividade pesqueira, que a partir de uma política de desenvolvimento sustentável poderá trazer a inclusão social e a cidadania para milhares de paraibanos e paraibanas", justificou.