“Naturista” causa confusão no Congresso em Tambaba

Turista fez questão de conferir com os repórteres presentes se a intimidade dos visitantes estava sendo preservada. Tanta vigilância terminou causando confusão em Tambaba.

Karoline Zilah

Mais do que ficar nu ao ar livre, o verdadeiro naturismo é inspirado pela liberdade de espírito. É o que dizem os organizadores do Congresso Internacional de Naturismo, inaugurado nesta terça-feira (9) na praia de Tambaba, localizada no município do Conde.

Algumas pessoas, porém, não têm o verdadeiro instinto naturista e terminam causando tumulto. Foi o caso de um turista paulista que questionou a presença da imprensa no evento ao perceber que os jornalistas tinham livre acesso à faixa de praia freqüentada pelos naturistas. Sem identificar-se, mas se dizendo à frente de uma profissão a qual classificou como “alto cargo federal”, o turista fez questão de conferir com os repórteres presentes ao evento se a intimidade dos visitantes estava sendo preservada.

A equipe da TV Cabo Branco flagrou imagens da confusão, veja no vídeo ao lado.

O evento pretende reunir cerca de quatro mil pessoas, incluindo turistas de 33 países que estão desembarcando na Paraíba desde a última segunda-feira.

Por ser a primeira vez que o Brasil sedia este tipo de evento, Tambaba tem sido ponto de chegada não apenas de naturistas experientes, mas de muitos curiosos que querem aproveitar a oportunidade para conhecer este tipo de lazer. E por mais que muitos desses marinheiros de primeira viagem encarem a vivência com espontaneidade, outros têm dificuldade para assumir o estilo de vida naturista.

Enquanto um das dezenas de visitantes que encontravam-se na praia na manhã desta terç"Naturista" causa confusão no Congresso em Tambabaa registrou a sua queixa, outros conversaram abertamente sobre o assunto, explicando porque encaram a prática com naturalidade. Para o presidente da Federação Italiana de Naturistas (Fenait), Giahfranco Ribolzi, o significado do naturismo está longe do restrito sentido da palavra “nudismo”, que aos poucos vem deixando de ser utilizada pelas entidades organizadas por remeter especificamente ao ato de despir-se.

Ribolzi é tão adepto a esta prática que criou os filhos seguindo o que ele chama de "filosofia naturista". “Não se trata de um estilo de vida no sentido sexual. Trata-se de um espírito de vida, de uma forma de educar os filhos. O naturismo resume-se ao contato da família com a natureza”, defende.