Igrejas preparam missas e cultos especiais para celebrar o Natal

Arquidiocese da Paraíba programou missas às 21h desta quarta-feira e às 19h da quinta (25), na Catedral Basílica. Na Primeira Igreja Batista, tem culto de Natal ao ar livre.

Karoline Zilah
Com informações de Bartolomeu Honorato

O Natal, que para alguns representa feriadão no calendário e período de ir às compras, continua como data importante nas religiões cristãs. Por isso, nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, as igrejas católica e evangélica prepararam uma programação especial para os fiéis.

Para a celebração cristã, a Arquidiocese da Paraíba programou duas missas especiais. Nesta quarta-feira, acontece uma missa às 21h na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Dom Aldo Pagotto celebra ainda a missa de Natal na quinta-feira (25), às 19h, também na Catedral.

Na Primeira Igreja Batista, os evangélicos poderão assistir ao tradicional culto ao ar livre celebrado pelo pastor Estevam Fernandes na quinta-feira (25), na sede que fica na avenida Getúlio Vargas, no Centro.

O significado do Natal

De acordo com o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, o Natal se torna importante para o cristianismo porque revela, ao mundo, que Jesus Cristo assumiu a forma humana – sentindo alegrias e dores iguais aos homens – para começar sua missão na terra, iniciada em Belém (Israel), em pregar um novo estilo de vida ao povo israelense e às nações no planeta.

“Ele veio nos agregar como filhos e filhas deste mesmo Pai. Ele assumiu a nossa natureza humana para nos comunicar a natureza divina. Portanto, Jesus Cristo se fez humano para levar a natureza humana à vida eterna, plena e de comunhão com o Pai e com o próximo. Com ele, o homem vence a inveja, o egoísmo e a vingança. Nosso Senhor vem tirar esse veneno do ser humano”, defendeu dom Aldo Pagotto.

Posicionamento semelhante sobre o Natal é o das Igrejas Evangélicas na Paraíba. O pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Estevam Fernandes, reafirma as palavras de Igreja Católica ao dizer que o real sentido do Natal está no Nascimento de Jesus Cristo e a fato dele trazer a mensagem evangelística (“boas-novas”), que muda o coração das pessoas e a forma de como elas convivem, por exemplo, na família, trabalho e escola.

“A essência do Natal, para os evangélicos, está no fato da alegria que Jesus trouxe ao cumprir a encarnação do amor de Deus. Somente esse amor verdadeiro, entre os homens, é a esperança de uma nova vida com Deus e com o próximo. Como evangélicos, nós cremos que Jesus nasceu da virgem Maria, viveu na Palestina, morreu nas mãos de Pôncio Pilatos para salvar nossas vidas da condenação eterna. Natal é alegria, luz e esperança”, afirmou Estevam Fernandes.

Os espíritas possuem ponto de vista diferente dos católicos e evangélicos. Eles acreditam que Jesus Cristo é o espírito mais evoluído que chegou à Terra. Sua missão era promover a evolução espiritual de cada ser humano. “Ele é um modelo e guia a quem devemos seguir. Jesus Cristo foi exemplo de fraternidade e caridade com as pessoas”, defende o presidente da Federação Espírita Paraibana, José Raimundo de Lima.