Nova avenida Pedro II é inaugurada nesta sexta-feira

Trecho que interliga o Centro aos bairros da Zona Sul foi ampliado e sinalizado, representando um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões.

Da Redação
Com informações da Secom-PMJP

A nova avenida Pedro II, em João Pessoa, será inaugurada às 17h desta segunda-feira pela Prefeitura Municipal. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) lançará oficialmente a avenida que é um dos um dos principais corredores viários da Capital.

O trecho que interliga o Centro aos bairros da Zona Sul foi ampliado e sinalizado, representando um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, oriundos do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades e financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF), mais recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

As obras consistiram na ampliação para uma via com três faixas de circulação em cada sentido (bairros-centro e centro-bairros), ponte de concreto alargada e construída sobre o rio Jaguaribe e a construção de 1,5 quilômetros de ciclovia desde a subestação de energia até as imediações do Ibama.

O projeto também incluiu a construção de 2,5 quilômetros de calçadas de acesso da comunidade São Rafael até a rua Etelvina Macedo de Mendonça, que se une à avenida Nossa Senhora de Fátima como principal ligação da área Sul pelo bairro da Torre até o Centro. Também foram implantados 2 quilômetros de iluminação com postes de 12 metros de altura e luminárias, mais a sinalização horizontal e vertical.

A estimativa do fluxo de automóveis na Pedro II é de 35 mil veículos por dia, incluindo carros e transportes públicos. A primeira etapa das obras de alargamento da via foi realizada em 2007 no trecho que compreende o girador do bairro do Castelo Branco até a entrada do Bancários, com serviços de jardinagem, sinalização horizontal e vertical, construção de baia para ônibus, alargamento das vias, construção de um girador em frente ao Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de calçadas.

O projeto dá seqüência ao Plano Viário do Governo Municipal para a Capital, que compreende a recuperação e implantação de pavimento, com prioridade para as vias onde trafegam os transportes públicos.