Pastor paraibano diz que anjos são alienígenas

De Natália Xavier do Jornal da Paraíba

A existência de seres extraterrestres ainda pode ser tabu para a humanidade. Imaginar que exista vida inteligente fora da Terra ainda é inconcebível para muitos, mas ufólogos e até teólogos já buscam na Bíblia provas e vestígios de que realmente não estamos sozinhos no universo. O pastor João Pereira Gomes Filho, da Igreja Batista de Manaíra, em João Pessoa, é um dos religiosos que admite que exista vida inteligente – e mais inteligente que a nossa – em outros planetas. “Há vários indícios na Bíblia de que existem seres inteligentes fora do planeta Terra. Eu, pessoalmente, acredito. Embora esta ainda não seja uma opinião majoritária em meio aos teólogos”, afirmou.

Para o pastor, os anjos são seres alienígenas, com capacidade de se materializar na Terra. “Acredito que os anjos são seres extraterrestres, dotados de uma capacidade de invibilização e de visibilização que está acima de nossa forma de entender. Há várias passagens no Apocalipse que mostram que com certeza alguma coisa estranha estava acontecendo. Quando João via imagens de anjos que subiam e desciam, que anjos são esses? Os anjos não são esses de asinhas, de olhinhos azuis e de cabelos loiros que a idade média pintou. Os anjos na Bíblia são criaturas que qualquer um de nós se assustaria, seriam quase dráculas. Tem anjos na Bíblia que têm seis asas e sete olhos”, enfatizou.

Além dos anjos, o pastor destacou ainda que a Bíblia cita criaturas que teriam em média três metros de altura. “A Bíblia fala também de Nefilins, que eram seres que tinham de três a três metros e meio de altura. A arqueologia nunca descobriu ossada de homens com esta proporção. Que seres são estes? Se a Bíblia tem razão, como nós acreditamos, então que seres estranhos seriam estes? Com certeza seres alienígenas, que viriam de outra galáxia, de uma outra dimensão de vida, muito mais inteligente que a nossa”, disse.

Uma outra passagem bíblica, que segundo o pastor João Filho, provaria a existência de seres inteligentes em outros planetas está em II Reis 2,1-15. Esta passagem narra o arrebatamento de Elias em uma carruagem de fogo. “Há uma passagem famosíssima na bíblia que diz que Elias, o profeta, foi levado aos céus em uma carruagem de fogo. Ora, carruagem de fogo? O que será uma carruagem de fogo? Não existia na cultura pictográfica daquela época nenhuma imagem do que seria uma carruagem de fogo. De onde veio esta imagem? Nós cremos aí que, com certeza, pode ter sido um disco voador – a gente chama de disco voado mas nem sabemos que nome eles dão ao transporte deles – que poderia ter sido um objeto voador não identificado”, comentou.

Padre do Vaticano admite possibilidade de vida extraterrestre
 

Em uma e entrevista concedida a um jornal estrangeiro em 2008, o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, padre José Gabriel Funes, chegou a admitir que possa existir vida inteligente em um outro planeta. “Como existem diversas criaturas na Terra, poderiam existir também outros seres inteligentes, criados por Deus (…) Não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus”, disse o padre em entrevista ao jornal BBC.

O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, prefere não cogitar o assunto até que sejam realizados mais estudos. “Você pode eventualmente admitir a existência de seres de outros planetas, estas são hipóteses de trabalho, mas nós ainda estamos sob absoluta indefinição. Na ordem da salvação, nós cristãos admitimos que Jesus Cristo redime e santifica os relacionamentos cósmicos, em nível universal, não exclusivamente atinente à Terra. A redenção, o amor de Deus abrange todo o universo criado. Então, se houver, por acaso, uma existência de um extraterrestre, o amor de Deus chega a todos”, enfatizou.

Entre os indícios de que existe vida em outro planeta, o pastor da Igreja Batista de Manaíra, João Gomes Filho, também segue a linha de pensamento de que na imensidão do Universo, Deus tenha povoado algum outro planeta. Para o teólogo, todos os planetas criados teriam uma razão de existir. “Existe uma pergunta que não quer calar: Se Deus criou o Universo, como nós cremos, por que ele só povoou a terra? Qual seria a razão de existir dos outros planetas? A Bíblia diz que Deus não fez nada em vão, se ele criou outros planetas é porque eles têm uma função. Que função seria esta? Poderia ser a habitação. Será que o céu não seria um outro planeta?”, questionou.