Ceatox alerta crescimento de escorpião durante chuvas; saiba como prevenir

Somente no mês de dezembro, 58 pessoas foram picadas por escorpiões na região e atendidas no Hospital Regional, em Campina Grande.

Da Redação
Com Secom-PB

Com as chuvas intensas registradas no último fim de semana na Paraíba, a coordenação do Centro de Atendimento Toxicológico (Ceatox) do Hospital Regional em Campina Grande, alertou a população para o crescimento das picadas de escorpião, que aumentam durante o período chuvoso.

A coordenadora do Ceatox, Sayonara Lia Fook, lembrou que os moradores de casas que ficam próximas a áreas que concentram grandes quantidades de entulho ou lixo devem redobrar a atenção para a limpeza doméstica. Somente no mês de dezembro, 58 pessoas foram picadas por escorpiões na região e atendidas no Hospital Regional. Por ano, o Ceatox registra em média 500 casos de pessoas vítimas de picadas de escorpião.

No ano passado foram registrados 523 casos, sendo 28 em janeiro; 22 em fevereiro; 52 em março; 57 em abril, 65 em maio, 47 em junho, 31 em julho, 60 em agosto, 53 em setembro, pouco mais de 50 em novembro e 58, em dezembro.

Cuidados

Para a prevenção é aconselhável que as pessoas olhem sempre os sapatos antes de calçá-los, tapar ralos e bueiros que fiquem dentro de casa e também não acumular folhas secas nos jardins e quintais.

O lixo deve ser sempre conservado em sacos plásticos e camas e berços devem ser posicionados, no mínimo, a 10 cm das paredes. Quando picado deve-se limpar a área com água e sabão e aplicar compressas de água quente a cada seis horas

Crianças e idosos

A coordenadora ainda alerta que crianças e idosos tendem a sofrer mais com os escorpiões. Portanto, os responsáveis devem ficar atentos aos primeiros sintomas da picada e encaminha-los a postos de saúde.

A picada do animal provoca dores intensas, que irradia pelo corpo. Em alguns casos, na maioria crianças, pode ainda provocar vômitos e febres. A medicação a base de soro varia de acordo com a intensidade da picada. Pode-se aplicar desde uma compressa de água quente até analgésicos mais fortes e soros.

Em caso de picada

As pessoas picadas pelo escorpião devem imediatamente lavar o local com água e sabão e procurar a Unidade de Saúde o mais rápido possível. Não é aconselhável tentar usar alho e borra de café.

O Ceatox funciona com plantão de 24h no Hospital Regional e tem como função prevenir e tratar os acidentes provocados por acidentes com medicamentos, produtos químicos e animais. Em João Pessoa os usuários podem procurar o  Ceatox localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que também funciona 24h, ou através dos telefones 0800-7226006 e 3216-7007.