Profissionais do PSF utilizarão novo tratamento contra tuberculose

Tratamento da tuberculose dura seis meses e caso ele seja interrompido, a doença retorna de forma ainda mais forte.

Da Codecom-CG

O novo tratamento para os portadores de tuberculose será apresentado aos médicos e enfermeiros do PSF (Programa de Saúde da Família) da Prefeitura de Campina Grande nesta terça-feira (16), pela manhã e à tarde, no auditório do CTE Professor Severino Lopes Loureiro. O novo Esquema Terapêutico 4 em 1 pretende aumentar a adesão e diminuir o abandono das pessoas ao tratamento, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no combate à doença. O tratamento da tuberculose dura seis meses e caso ele seja interrompido, a doença retorna de forma ainda mais forte.

Durante o encontro, os temas a serem apresentados e discutidos serão "A implantação do esquema de tratamento para tuberculose", "Apresentação do novo sistema", "Mudanças no tratamento da tuberculose na atenção básica" e "Mudanças no tratamento da tuberculose na atenção básica e referência". Os temas serão apresentados pela médica pneumologista do serviço de referência ao tratamento da tuberculose no município, que funciona no Serviço Municipal de Saúde, Sonisa Maul, a coordenadora do programa no Estado, Dinalva Maia, e a coordenadora do programa no município, Jane Eire Rocha.

No ano de 2007, 14 pessoas abandonaram o tratamento de tuberculose no município e em 2008, esse número caiu para nove. Os dados relacionados a 2009 somente serão concluídos neste mês, mas atualmente 139 pessoas estão em tratamento contra a doença, de acordo com informações da coordenadora do programa no município. Para aumentar a adesão ao tratamento, as assistentes sociais realizam visitas domiciliares aos pacientes faltosos, assim como também investigam e dão início ao tratamento dos casos que foram notificados por hospitais ou outras instituições.

O município de Campina Grande é dividido, do ponto de vista da assistência médica, em seis Distritos Sanitários. Pela manhã, a partir das 8h, estarão reunidos os profissionais dos Distritos I, II e III. Os demais, dos Distritos IV, V e VI, estarão no CTE à tarde, a partir das 14h.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples, que são ignorados.

Ela é transmitida quando uma pessoa doente tosse ou espirra e espalha bactérias no ar. Os principais sintomas são tosse com catarro por três semanas ou mais, às vezes com sangue, que pode ou não ser acompanhada por falta e/ou perda de apetite, emagrecimento, dores no peito e nas costas, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde.

A faixa etária mais afetada pela doença no município é entre 20 e 64 anos e a maior incidência é em pessoas do sexo masculino.