Mais de 36 mil pessoas receberam vacina contra a Gripe A na Paraíba

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 357 mil pessoas até o dia 2 de abril, quando termina a segunda etapa da campanha de vacinação.

Da Redaçãodo Jornal da Paraíba

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe A na Paraíba teve o saldo de 36.226 pessoas imunizadas, conforme dados disponibilizados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Desde que a campanha teve início, no dia 8 de março, foram vacinadas 91.876 pessoas em todo o Estado. A meta é vacinar 357 mil pessoas até o dia 2 de abril, quando termina a segunda etapa.

Os números, segundo o chefe do setor de imunização da Secretaria de Saúde estadual, Walter Albuquerque, estão bem abaixo da meta porque não foram informados corretamente. “Os municípios precisam repassar as informações diariamente, para que o banco de dados seja atualizado”, declarou. Segundo ele, apenas 80 dos 223 municípios paraibanos estão repassando os dados conforme determinação do Ministério da Saúde. “Os gestores precisam ficar em alerta para que não haja prejuízo no repasse das informações”, comentou.

Na segunda etapa de vacinação – que começou no dia 22 e termina na próxima sexta-feira (2) o objetivo é imunizar gestantes, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, além de pessoas que ainda não completaram 60 anos de idade e que sofram de doenças crônicas, como asma grave, cirrose, hepatite crônica, insuficiência renal e câncer.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar atestado médico comprovando a situação. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para evitar o que aconteceu em outros Estados, onde a vacina faltou e pessoas que estão no grupo prioritário ficaram prejudicadas.

As grávidas podem ser vacinadas até o dia 21 de maio. As crianças vão receber a vacina em duas doses. A primeira até o dia 2 de abril e a segunda 30 dias depois. Até ontem, foram vacinadas 14.786 crianças com menos de dois anos de idade em todo o Estado, que possui 1.007 postos fixos de imunização, que são as Unidades de Saúde da Família (USFs). Durante este sábado, 13 postos de vacinação ficarão abertos para atender a população.

A terceira etapa de vacinação começa em 5 de abril. Nesta fase a imunização terá como foco a população com faixa etária entre 20 e 29 anos. No período entre 24 de abril e 7 de maio, será a vez das pessoas com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas receberem a dose da vacina. Esta campanha será realizada simultaneamente à campanha anual contra a gripe comum. Na última etapa, de 10 a 21 de maio, serão vacinadas pessoas entre 30 e 39 anos.

Sintomas

Os sintomas da gripe A podem se confundir com os da gripe comum. Ambas são causadas por subtipos diferentes do vírus influenza. Febre repentina, dor de cabeça, tosse, dores nas articulações e nos músculos e coriza são sintomas observados nos dois casos. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que o paciente procure assistência médica imediatamente para evitar complicações e até a morte.